
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, confirmou que o governo federal vai elevar o valor das bandeiras vermelhas nas tarifas de energia elétrica. A intenção do governo é resolver os problemas financeiros das distribuidoras. A bandeira tarifária funciona como uma antecipação de fluxo de caixa para as empresas, que teriam de esperar o reajuste anual das contas de luz para incluir o custo maior da energia elétrica gerada por usinas termelétricas. A bandeira vermelha indica que o nível baixo dos reservatórios das usinas hidrelétricas obriga o acionamento intensivo das térmicas, que têm um custo de produção maior.
Segundo a Aneel, a bandeira funciona como um sinal regulatório de preços e, por antecipar a cobrança, evita aumentos de grandes proporções nos reajustes anuais das distribuidoras, como vem ocorrendo agora. Para se ter uma ideia, a distribuidora que fornece energia para Campina Grande, na Paraíba (Energisa Borborema), foi autorizada ontem a reajustar suas tarifas em 39,55% hoje.
A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff assine o decreto ainda esta semana. Em isso acontecendo, a Aneel convocará uma reunião extraordinária para definir como colocará em prática a determinação.
Além disso, para os Pernambucanos, haverá no dia 29 de abril o aumento ordinário anual da energia distribuída pela Celpe. O percentual definido pela Aneel será determinado com base nas informações operacionais da companhia energética. No ano passado esse aumento foi de 17,5%.
(Do Jornal do Commercio)
6 comentários em Tarifaço: Novo aumento na conta de luz acontece ainda este mês e pode chegar a 50%