Por G1

A taxa de contágio do novo coronavírus, que indica em média para quantas pessoas um infectado transmite o vírus, subiu para 1 na Alemanha, segundo o Instituto Robert Koch (RKI) divulgou nesta terça-feira (28). Esse índice estava em 0,9 nos últimos dias.

Esta é a primeira vez que a taxa atinge 1 desde meados de abril, quando registrou o menor ponto, 0,7, segundo a France Presse.

A alta acontece em um momento em que a Alemanha começa a relaxar as regras de isolamento. O país tem o quinto maior número de casos de Covid-19 no mundo, mas registrou poucas mortes graças aos exames precoces e abrangentes.

O instituto que acompanha a progressão da doença no país alertou que a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, tem potencial para voltar a se espalhar exponencialmente se esse índice estiver acima de 1.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

O presidente do RKI, Lothar Wieler, pediu que as medidas de distanciamento social sejam cumpridas e que a população evite sair de casa sem necessidade, de acordo com a Deutsche Welle.

Ele ressaltou que a Alemanha teve sucesso no controle do avanço do contágio da Covid-19 e que esse sucesso deve ser defendido. “Nós não queremos que o número de casos volte a aumentar”, destacou.

Merkel fez alerta

A chanceler Angela Merkel já havia alertado o país correria o risco de desperdiçar os ganhos alcançados na contenção da pandemia caso afrouxasse as regras de isolamento muito rapidamente.

Ela já afirmou que, se a taxa ficasse acima de 1, o sistema de saúde do país acabaria sobrecarregado.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Com um índice de infecção de 1,1 “poderíamos chegar aos limites de nosso sistema de saúde em leitos de UTI até outubro. Com um índice em 1,2, alcançaríamos o limite em julho. E com 1,3, isto aconteceria em junho”, advertiu Merkel.

A Alemanha registrou nas últimas 24 horas 1.144 novos casos de infecção e mais 163 mortes em decorrência do novo coronavírus. No país, mais de 156 mil pessoas foram infectadas e mais de 5,9 mil morreram por causa de complicações da Covid-19.

Relaxamento no isolamento

A partir de quarta-feira (29), o uso da máscara de proteção será obrigatória em todos os estabelecimentos comerciais em Berlim, uma medida já tomada pelas demais regiões do país. Até o momento, a máscara já era usada nos transportes públicos.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

Na semana passada, os governos regionais e federal concordaram em reabrir algumas lojas. Porém, o relaxamento gradual das restrições no país determina que as regras de distanciamento social sejam mantidas até 3 de maio.

A reabertura das escolas está prevista para acontecer a partir do dia 4, dando prioridade a estudantes do último ano. Os cabeleireiros também poderão reabrir nesta etapa.

Merkel e líderes nacionais voltarão a se reunir em 30 de abril para estudar como proceder depois de 3 de maio.