Do Diario de PE

Mais de dois terços das prefeituras de Pernambuco melhoraram o nível de transparência. Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou que 136 dos 184 municípios apresentaram avanços quando comparados os anos de 2017 e 2018, cujo relatório foi divulgado hoje.

Isso significa, segundo o levantamento, melhor transparência em 73,9% das prefeituras. O estudo indicou que outros 21,2% das prefeituras, o que representa 39 municípios, se mantiveram no mesmo nível, enquanto nove tiveram a avaliação piorada ao se comparar os dados dos dois anos.

Com a melhora, o número de prefeituras que passaram do nível desejado, o mais alto dos cinco níveis do levantamento, passou de duas para 103. As prefeituras no nível moderado caíram de 99 para 65, enquanto as de nível insuficiente saíram de 53 para 10 e as críticas, de 27 para 6. Em 2017, três prefeituras ficaram no nível inexistente. Agora, nenhuma.
A situação das prefeituras vem sendo avaliadas pelo TCE desde 2015. Para as avaliações, o tribunal considera informações relativas a itens como receitas, despesas, licitações, contratos, projetos e prestações de contas dos municípios.

Levantamento semelhante às prefeituras começou a ser empregado para as câmaras municipais em 2017. Em comparação aos dados divulgados hoje, o tribunal constatou um avanço na disponibilização de informações pelas casas legislativas. Das 184 câmaras, 137 ampliaram o nível de transparência, 41 mantiveram o mesmo nível e seis regrediram.

Das 137 câmaras que conseguiram melhorar o nível, 56 atingiram o nível de transparência desejado. A maior parcela das casas legislativas figurou no nível moderado, com 90. As consideradas de grau insuficiente foram 27, enquanto as críticas, nove, e as inexistentes, duas.