Durante reunião com presidentes de Câmaras municipais, em Recife, a presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), Teresa Duere, revelou aos vereadores as principais razões que levam o tribunal a rejeitar e condenar prefeitos pernambucanos. Segundo ela, a realização de concursos públicos fraudulentos, má gestão dos recursos previdenciários e desrespeito aos limites constitucionais nas áreas de saúde e educação, formam o principal tripé das irregularidades mais cometidas.

“Leiam os pareceres dos nossos técnicos sobre o que está ocorrendo no seu município. Quando forem votar as contas do prefeito, justifiquem o voto, ou seja, digam porque estão votando a favor ou porque estão votando contra”, declarou Duere.

Os conselhos da presidente do TCE cai como uma luva nas últimas gestões de ex-prefeitos de Serra Talhada, como Geni Pereira (PSB) e Carlos Evandro (PSD). Ambos não obedeceram alguns Itens apontados pelo tribunal. No começo de abril, a Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) irá votar as contas do ex-prefeito Carlos Evandro, relativas ao ano de 2009. O TCE recomendou aos vereadores a aprovação com ressalvas das contas de ‘Carlão’.