Da Folha de PE

Um terremoto de 6,6 graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira o território de El Salvador e até o momento não foram reportadas vítimas ou danos materiais, mas as autoridades emitiram um alerta de tsunami para a costa do Oceano Pacífico.

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou em 6,6 graus a magnitude do tremor, que aconteceu quase 40 km ao sul da capital San Salvador. O ministério do Meio Ambiente (Marn) salvadorenho anunciou um terremoto de 6,8 graus na costa (do Pacífico, do departamento) de La Libertad.

O tremor aconteceu às 3H03 locais (6H03 de Brasília) e seu epicentro, que teve uma profundidade de 48 km, foi situado 66 km ao sul da praia Mizata na costa do Pacífico, de acordo com um boletim do Marn.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Pajeú

Após o terremoto, o Marn emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico.

Até o momento as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais, mas a situação ainda está sendo avaliada, afirmou o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez. O corpo de bombeiros e a polícia anunciaram uma operação de rastreamento em todo o território para constatar eventuais danos.

O presidente eleito do país, Nayib Bukele, escreveu no Twitter que o terremoto foi sentido “em 100% do território nacional”.

O ministério da Educação anunciou a suspensão das aulas nas escolas localizadas na zona costeira como medida preventiva.

O tremor, segundo as autoridades salvadorenhas, também foi sentido na Guatemala, Honduras, Nicarágua e até na Costa Rica.