Do G1

Um forte terremoto sacudiu o mar a 218 km das Ilhas Curilas, na costa sudeste da Rússia, nesta quarta-feira (25). O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor atingiu magnitude 7,5 e foi registrado a uma profundidade de 59 km.

As autoridades meteorológicas no Japão não emitiram alertas de tsunami, enquanto as autoridades dos EUA cancelaram um alerta para o Havaí.

Os serviços de emergência da Rússia informaram sobre tsunami, com ondas de 50 cm na região. Moradores foram para terrenos mais altos.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA disse que a costa oeste do país, o Alasca e a Colúmbia Britânica do Canadá não enfrentaram nenhum perigo de tsunami devido ao terremoto. Algumas das áreas costeiras dos EUA podem sofrer alterações não prejudiciais no nível do mar, acrescentou a agência.

A Associação Meteorológica do Japão também disse que pode haver pequenas mudanças nas marés, mas disse que não foram emitidos avisos nem avisos de vigilância.

Não houve relatos imediatos de danos ou vítimas.

As Curilas são um arquipélago localizado no extremo leste da ilha japonesa de Hokkaido. As quatro ilhas mais ao sul do arquipélago – Habomai, Shikotan, Etorofu e Kunashiri – são disputadas entre Moscou e Tóquio desde o final da Segunda Guerra Mundial.