Terremoto em Taiwan deixa quase 80 pessoas presas em túneis sob montanha
Foto da Agência Nacional de Notícias de Taiwan mostra o prédio Uranus, danificado em Hualien depois de forte terremoto no leste de Taiwan – Foto: CNA / AFP

Da Folha de PE

Ao menos 127 pessoas estão presas em construções que desabaram no pior terremoto a atingir Taiwan em 25 anos, incluindo 77 nos túneis Jinwen e Qingshui sob uma montanha no condado de Hualien, que fica a 18 km de distância do epicentro do tremor de magnitude superior a 7 graus e 34,8 km de profundidade, que deixou nove mortos e 821 feridos. Há também dois alemães presos no túnel Chongde, no Parque Nacional de Taroko.

As pessoas estão presas ao longo da chamada Rodovia Suhua – construída na década de 1930 na encosta das montanhas, ela percorre a costa leste e é famosa tanto pelas belas vistas do Oceano Pacífico quanto pelo perigo, sobretudo pelo risco de deslizamentos de terra, segundo a rede britânica BBC.

Veja também:   Vídeo mostra turista "preso' em piscina de hotel durante terremoto

Não se sabe em que condições estão as pessoas presas nas passagens subterrâneas ao longo da estrada de 50 km. Não há informações se estão em segurança, se têm alimentos e água e se foram capazes de fazer contato com o lado exterior. Também não há informações sobre a gravidade dos bloqueios e quanto tempo as equipes de resgate demorarão para alcançá-las. As autoridades mobilizaram equipes para remover as rochas que bloqueiam as estradas na direção de Hualien.

O terremoto provocou danos em vários edifícios, assim como um alerta de tsunami na costa leste da Ásia, suspenso após algumas horas. Todas as mortes aconteceram no condado de Hualien, no leste da ilha, de onde a imprensa local exibiu imagens de vários edifícios perigosamente inclinados. Em Nova Taipé, norte, um armazém desabou e 60 pessoas foram retiradas dos escombros, segundo a prefeitura.

Veja também:   Vídeo mostra turista "preso' em piscina de hotel durante terremoto

— Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram — declarou um morador da cidade Hualien ao canal local SET TV.