assaltoDa AFP
As autoridades americanas anunciaram nesta quinta-feira (30) a detenção e o indiciamento de um jovem de 25 anos acusado de querer lançar um atentado terrorista no fim do ano no norte do estado de Nova York – informou o Departamento de Justiça.
Emanuel Lutchman, de 25 anos, “planejava cometer um ataque armado contra civis em um bar/restaurante situado em Rochester, Nova York, hoje (quinta-feira), véspera de Ano Novo, em nome do (grupo) Estado Islâmico” (EI), afirmou esta fonte em um comunicado, citando documentos do processo. A cidade de Rochester, de 200.000 habitantes, encontra-se sobre o lago Ontário, na fronteira com o Canadá.
Lutchman foi apresentado nesta quinta-feira ante a juíza federal Marian Payson do distrito oeste de Nova York e pode ser condenado a até 20 anos de prisão, se for considerado culpado da acusação de “tentativa de fornecer apoio material ao grupo Estado Islâmico”.
Este jovem convertido ao Islã e que sofre de problemas mentais, segundo as autoridades, não tinha armas de fogo, mas uma faca e um facão, comprados de um informante do FBI, a Polícia Federal americana. Lutchman tinha antecedentes judiciais desde 2006, com uma condenação por roubo e cinco anos de prisão.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que a detenção de Lutchman “é uma lembrança importante da nova normalidade do terrorismo global”. “Nunca enfrentamos desafios tão grandes. Cabe a cada cidadão ser diligente e responsável”, frisou, em um comunicado.
As autoridades de Nova York afirmaram que não existe ameaça confiável contra a cidade, mas reforçaram a segurança para as celebrações da chegada do Ano Novo na Times Square, que costumam reunir até um milhão de pessoas. Após os atentados de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos, um vídeo do EI mostrou imagens de Nova York, entre elas da Times Square, como suposto alvo. O grupo assumiu a autoria do ataques a Paris.