GIovanni Filho durante palestra na UFPB.

A tese de doutorado intitulada O jogo da honra: uma análise sociológica sobre a produção de sentidos morais de uma elite política no Sertão de Pernambuco (1851-1997), que investiga a formação moral e política de Serra Talhada, foi tema de palestra na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

A pesquisa, de 217 páginas, escrita pelo professor, sociólogo e jornalista editor do FAROL Giovanni Sá Filho, 39 anos, recebeu o convite para ser apresentada durante o IV Seminário Discente de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB na última semana sendo bastante aplaudida.

Veja também:   CONCURSO: UFPB lança edital com mais de 150 vagas; salários de até R$ 3.666

A palestra intitulou-se “A Sociologia crítica e os desafios do fazer sociológico contemporâneo” e foi apresentada com viés metodológico objetivando contribuir com o esclarecimento de dúvidas e desafios de estudantes e professores da área das ciências sociais no trabalho de campo como pesquisadores.

“Satisfação e alegria saber que a pesquisa vem sendo reconhecida e virando motivo de inspiração para outros estudantes e pesquisadores da área. É um sentimento muito bom saber disso e poder inspirar outras pessoas a enfrentar desafios metodológicos inerentes ao fazer sociológico na academia”, avaliou Giovanni Sá Filho.

Veja também:   AGRICULTURA: Produção de galinha de capoeira em ST se destaca no Nordeste

REPERCUSSÃO NACIONAL 

A tese de Giovanni Sá Filho foi defendida em 2022 e acabou premiada nacionalmente recebendo Menção Honrosa no Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).

O concurso recebeu 46 inscrições de teses de doutorado de todo o Brasil, sendo escolhidas apenas 15 para a grande final. A pesquisa de Giovanni Filho figurou entre as três primeiras no país na área das Ciências Sociais.