Da Revista Fórum

A imprensa internacional dá cada vez maios espaço ao crime ambiental na Amazônia e ao descaso do governo de Jair Bolsonaro em relação à questão. O britânico The Guardian publicou reportagem, com o título: “Incêndios na floresta amazônica: líderes globais forçados a desviar o Brasil do caminho do ‘suicídio’”. Segundo a publicação, “a grande maioria dos brasileiros quer proteger a floresta, segundo pesquisas de opinião, mas o governo tem priorizado os interesses comerciais”.

“Bolsonaro anunciou nesta semana que retomaria os projetos mega-hidrelétricos na Amazônia que foram interrompidos por motivos ambientais. Seu filho propôs uma lei no Congresso que enfraqueceria ainda mais as proteções em torno do território indígena e das reservas naturais”, diz a matéria. “O Brasil registrou mais de 72.000 incêndios este ano, um aumento de 84% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o INPE. Nem todos eram incêndios florestais, mas mais da metade estava na Amazônia”, acrescenta.

A matéria ressalta que Bolsonaro tentou jogar a responsabilidade para outras pessoas e entidades. “Ele demitiu o chefe da agência espacial e disse que os dados do satélite eram uma mentira. Seu chefe de gabinete alegou que as preocupações ambientais europeias eram uma conspiração para restringir o crescimento econômico do Brasil”.

“Seu ministro das Relações Exteriores tuitou que era uma tática da esquerda internacional. Nesta semana, ele sugeriu, sem evidências, que grupos ambientalistas poderiam ter dado início aos incêndios para constranger seu governo. Esta última alegação foi condenada na quinta-feira em uma carta assinada por 118 organizações da sociedade civil”, ressalta The Guardian.

Mais repercussão

Outros jornais internacionais deram, em suas edições desta sexta (23), amplo espaço para a mais nova tragédia ambiental brasileira. O título da reportagem no The Washington Post foi: “Enquanto os incêndios se acirram na Amazônia, aumenta a pressão internacional no Brasil para agir”; Financial Times: “Crítica internacional cresce sobre incêndios na Amazônia”; The New York Times: “Incêndios na floresta amazônica: aqui está o que realmente está acontecendo”.