Time com apenas oito anos de história conquista vaga inédita

Com apenas oito anos de história, Struga conquista vaga inédita na Liga dos Campeões  – Foto: Reprodução

Por Folha Pe

 

A Liga dos Campeões é o principal torneio de clubes do mundo e reúne os melhores times da Europa. Os campeões de todas as competições nacionais de países membros da Uefa ganham uma vaga para a Champions, que, na próxima temporada, terá ao menos um estreante, o Struga, que representará a Macedônia do Norte.

O time, porém, tem apenas oito anos de história e quase foi rebaixado para a segunda divisão local em 2020, logo após a chegada à elite. Mesmo ocupando a lanterna da competição (que conta com apenas dez equipes), a queda só não ocorreu porque a primeira divisão da Macedônia do Norte daquele ano acabou sendo cancelada por conta das restrições impostas como resposta à pandemia de Covid-19 que foi estabelecida em vários países.

Veja também:   DIA 17: Carlos garante estar tranquilo, mas faz alerta quanto à votação das contas de 2008

Na temporada seguinte, contudo, o time melhorou o desempenho e alcançou a terceira colocação do torneio local, o que lhe garantiu um vaga na fase eliminatória da Liga Conferência 2021-2022, da qual o clube acabou eliminado no primeiro confronto, contra FK Liepāja, após ser goleado por 4 a 1 em casa e empatar em 1 a 1 fora.

O caminho do Struga até a fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada, no entanto, ainda é longo. Para conseguir tal feito, o time terá que superar as fases eliminatórias, enfrentando times com poder aquisitivo maior e elencos mais fortes.

Veja também:   Bloqueios golpistas: PRF aplicou 90% das multas após decisão do STF

Trajetória ascendente
Jogando em seu estádio com capacidade para cerca de mil torcedores, o Struga disputou a quarta e última divisão local em 2018, ano de sua fundação, já conquistando o primeiro lugar no torneio e o consequente acesso à terceira divisão. No ano seguinte, novo título e acesso para a segunda divisão garantido.

Em 2018, porém, o time ficou apenas em 4º, permanecendo na segundona local. O acesso à elite viria no ano seguinte, dessa vez com o título. No ano seguinte, na estreia na elite, a campanha, porém, foi muito ruim, com o time ocupando a lanterna e estando à beira do rebaixamento quando o torneio foi cancelado por conta da pandemia de covid. Em 2021, a campanha do time foi melhor, com o Struga chegando ao terceiro lugar e conquistando uma vaga na Liga Conferência.

Veja também:   IMPOSTO: Prefeitura sorteia prêmios e Duque faz ameaça a quem não pagar o IPTU 2014

Em 2022, o clube ficou apenas na sexta colocação local. A coroação da trajetória viria nesse ano. Com 18 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, o Struga se sagrou campeão com sete pontos de vantagem para o segundo colocado.