O tiro que atingiu um detento dentro de uma cela da cadeia pública de Serra Talhada, na manhã dessa quinta-feira (27), partiu de um policial militar.

A informação foi confirmada pela direção da unidade prisional, em entrevista à rádio Cultura FM nesta sexta-feira (28).

O Farol de Notícias entrou em contato com o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, para aonde foi encaminhado, ferido, o preso Adriano Alves Bezerra, de idade não revelada.

A reportagem confirmou que ele segue vivo e internado na emergência da unidade médica.

O Farol também entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado (Seres), que ainda irão se pronunciar sobre o caso.

TIRO PRA CIMA ATINGIU PRESO, DIZ DIRETOR

A direção da cadeia disse à rádio Cultura FM que o tiro do policial que atingiu o detento Adriano Alves Bezerra foi para cima. Dr. Marcos justificou que houve um princípio de motim, mas não detalhou como um disparo para o alto pegou no preso dentro da cela. O tiro partiu de um sargento.

“O fato que aconteceu foi um infortúnio. Um preso destratou a guarda. Eles fizeram um motim. Aí acionaram o Gati e na hora que o Gati chegou alguns presos destrataram o chefe da operação com palavras de baixo calão e partindo para o portão de saída. Foi no momento em um policial atirou para cima e por um infortúnio a bala desvelou e bateu num preso que não tinha nada a ver e ele foi prontamente socorrido. Foi um tiro acidental para conter os ânimos que estavam alterados. O sistema prisional tem dessas coisas”, amenizou o diretor, em conversa com o radiofônico Sertão Notícias.

DETENTOS ALEGAM MAUS TRATOS

Após o caso, a rádio Cultura recebeu, na manhã desta sexta (28), um pen drive contendo um áudio onde uma pessoa se diz detento da cadeia pública de Serra Talhada e pede ajuda das autoridades e dos Direitos Humanos para verem de perto a situação no local. No áudio, o suposto preso fala que um dos detentos passou por maus tratos e o fato teria causado a revolta nos demais, provocando toda a confusão registrada nessa quinta.

Saiba mais: 

Detento é alvejado por arma de fogo dentro da cadeia pública de ST