Titanic: empresa faz reprodução 3D inédita do navio em tamanho real

Foto: Reprodução/Atlantic Productions/Magellan

Por Metrópoles

 

Imagens de um escaneamento digital inédito em 3D em tamanho real da carcaça do navio Titanic, naufragado em 1912, foram divulgadas nessa quarta-feira (17/5). O material foi criado a partir do mapeamento de águas profundas, segundo o jornal britânico BBC News.

A nova inspeção no Titanic foi realizada no verão do ano passado pela Magellan Ltd., empresa de mapeamento de águas profundas, e pela Atlantic Productions, produtora de um documentário sobre o projeto.

O material desenvolvido pelas empresas fornece uma visão 3D de toda a carcaça da embarcação, que está a 3,8 mil metros de profundidade no oceano Atlântico, como se toda a água tivesse sido drenada.

Com auxílio de dois submersíveis (batizados de Romeu e Julieta) controlados remotamente, foram tiradas mais de 700 mil fotografias de todos os ângulos para criar uma reconstrução 3D exata do navio que naufragou há mais de 110 anos. A expedição durou seis semanas.

“De acordo com os rígidos regulamentos em vigor, o naufrágio não foi tocado ou perturbado, e todo o local foi tratado com o maior respeito, o que incluiu uma cerimônia de colocação de flores em memória daqueles que perderam suas vidas”, comunicou a Atlantic Productions.

Segundo pesquisadores, há esperanças de que as imagens esclareça o que realmente ocorreu com o transatlântico em 1912. “Ainda há perguntas, perguntas básicas, que precisam ser respondidas sobre o navio”, disse Parks Stephenson, analista do Titanic, à BBC News.

Tragédia marítima

O transatlântico Titanic tinha 269 metros de comprimento quando foi construído entre 1909 e 1911. Depois de quatro dias após o início da viagem de inauguração do Titanic, de Southampton (Inglaterra) a Nova York (Estados Unidos), o navio atingiu um iceberg e mais de 1,5 mil pessoas morreram no acidente.

Próximo ao aniversário de 25 anos desde o lançamento do filme Titanic nos cinemas, o Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) divulgou imagens inéditas do navio em um documentário.

VEJA AS IMAGENS: