Da CNN Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou nesta sexta-feira (06/ que os sistemas de tecnologia e informação que abastecem a Corte voltarão a funcionar na próxima segunda-feira (09). Já as atividades judiciantes, que estavam suspensas desde quarta (4), voltam somente na terça-feira (10).

O órgão sofreu um ataque hacker na tarde da última terça-feira (03/11), durante as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas.

Por precaução, os prazos processuais, sessões de julgamento virtuais ou por videoconferência estavam suspensos. Em nota, o STJ informou que o trabalho de restabelecimento dos sistemas está evoluindo conforme o esperado, com o backup 100% íntegro, e assegurou que os dados dos cerca de 255 mil processos que tramitam na Corte foram preservados.

Na última quinta (5), a Polícia Federal informou que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da invasão dos computadores do STJ. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que conversou com o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Rolando Alexandre, sobre o assunto. Segundo Bolsonaro, Rolando disse que a PF já identificou o hacker.

O Ministério da Saúde e parte da rede do governo do Distrito Federal também tiveram incidentes em seus sistemas digitais na quinta. Outros órgãos como o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disseram que reforçaram seus protocolos de segurança, mas que não identificaram qualquer anormalidade em seus sistemas.