cdlFotos: Alejandro Garcia / Farol

Os empresários de Serra Talhada e a sociedade civil organizada estão unidos para encontrar soluções em favor do desenvolvimento da Capital do Xaxado. Em reunião com a classe, na noite desta quarta-feira (18), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (18), no Centro, foi montada uma pauta de reivindicações a ser apresentada durante o seminário Todos por Pernambuco, que acontece em Afogados da Ingazeira, nesta sexta (20). O evento é uma iniciativa do Governo do Estado como ferramenta de captar os principais entraves e sugestões para fortalecer os municípios pernambucanos nos próximos anos.

No quadro de pautas foram pensadas soluções em várias áreas. Com destaque no setor de saúde, será formalizado o pedido para a construção do Hospital Geral do Sertão, promessa de campanha do governador Paulo Câmara e um IML (Instituto Médico Legal). No setor de economia, será ratificado o pedido de apoio à instalação e fortalecimento da zona franca do semiárido, proposta criada no âmbito do Congresso Nacional, que já recebeu parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição nº 19/2011. A iniciativa deve incluir Serra como cidade polo na rota do desenvolvimento industrial.

cdl 2

Outra demanda que será reforçada também será a instalação do distrito industrial na Capital do Xaxado. No setor de infraestrutura, ratificou-se a necessidade de apoio do Estado para agilizar o processo das obras de reforma e ampliação do aeroporto municipal. “O nosso foco foi priorizar e filtrar os nossos pedidos vendo o que é mais importante para Serra Talhada e para região do Pajeú de mais imediato. Não dá mais para esperar temas como o aeroporto, o distrito industrial e a instalação de um hospital de grande porte, um instituto de medicina legal, como a questão de mais segurança”, disse o presidente da CDL, Everaldo Melo Lima, em entrevista à rádio Cultura FM.

MAIS TECNOLOGIA

Um dos temas que vem ganhando bastante repercussão, e que receberá atenção especial no seminário Todos por Pernambuco, será também o investimento em tecnologia em Serra Talhada, devido a demanda crescente de cursos que estão aportando na cidade focados neste setor.

Uma das entidades que está concentrada na demanda tecnológica é o Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Em conversa com o FAROL, representantes do órgão disseram que se debruçaram durante toda essa semana para debater soluções que possam abrir portas para o empreendedorismo tecnológico na Capital do Xaxado

“E essas soluções vamos apresentar todas no seminário Todos por Pernambuco. Nós do Itep vemos que Serra Talhada ainda carece muito de empreendedorismo na área de tecnologia, então, vamos focar especialmente neste ponto que é o nicho que estamos tentando fortalecer por aqui”, comentou Vyctor Olveira, integrante da incubadora do Pajeú, empresa de tecnologia que funciona dentro do Itep.

Sobre o tema, o presidente do Sindcom, Francisco Mourato, frisa a importância da parceria entre as entidades. “Isso é de grande importância diante a quantidade de cursos de tecnologia e informação que estão presentes em Serra Talhada. A tecnologia és uma bandeira da região, e estamos de mãos dadas com todos os outros municípios neste sentido”, comentou Mourato, também à Cultura FM.

cdl 3

cdl 4