Torcedores brigam em partida do Sport e CruzeiroDo G1 Pernambuco

 

Brigas entre torcedores foram registradas no domingo (9) antes e após o jogo entre o Sport Club do Recife e o Cruzeiro, de Belo Horizonte, na 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram torcedores trocando socos e chutes no estacionamento da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife.

Os vídeos mostram parte do grupo envolvido na confusão com camisa da torcida organizada do Sport e outros sem camisa de time, brigando entre os carros. As imagens foram gravadas dentro do estádio momentos antes das 16h, horário do início da partida, que foi vencida pelo time rubro-negro, atualmente na quinta colocação do campeonato nacional.

Em um dos vídeos, é possível ver uma bomba estourando perto de um homem de blusa preta e, em seguida, uma correria e trocas de socos entre torcedores rubro-negros próximo aos carros do estacionamento da Ilha do Retiro.

Em outro vídeo, gravado à noite, do lado de fora do estádio, é possível ver novamente a confusão generalizada entre os torcedores vestidos, em sua maioria, com camisas amarelas da torcida organizada do Sport. As imagens mostram trocas de agressões e uma bomba estourando.

g1 questionou a Polícia Militar para saber se houve algum tipo de intervenção no local ou se alguma pessoa foi detida, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

A equipe da TV Globo também procurou a assessoria do Sport para esclarecimentos sobre a confusão, mas não obteve retorno.

Outros casos

No dia 28 de setembro, após o “Clássico dos Clássicos”, entre Sport e Náutico, também houve confusão entre torcidas. O confronto deixou três homens baleados e lojas vandalizadas entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua do Futuro, nas imediações da sede do clube alvirrubro.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio. A Polícia Militar foi acionada para o confronto entre torcidas organizadas após o jogo e, segundo moradores, usou balas de borracha para dispersar os integrantes.

No mesmo dia, vândalos quebraram o vidro do ônibus de jogadores do Náutico com pedras, quando o veículo chegava à Ilha do Retiro, onde ocorreu o clássico. No estado, há uma decisão de 2020 do Tribunal de Justiça de Pernambuco que determinou a extinção das torcidas organizadas.