Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 05h09 desta quinta-feira (18)

Na tradição cristã o período da Semana Santa é marcado pela reflexão da morte e ressurreição de Cristo. Para os mais fervorosos fieis, a dieta é a base de jejum, peixe ou bacalhau.

Tempo de abrir mão dos prazeres da carne. Os mais antigos diziam histórias curiosas: “Sexta-feira Santa é um dia tão grande, tão fino”; e até engraçadas: “Não se tomava nem banho, varria casa, comprava ou vendia nada”.

Em Serra Talhada, o costume é seguido a risca. Os boxes da Feira do Peixe no Mercado Público Municipal amanheceram nesta Quinta-feira Santa repleto de amantes dos pescados.

Este ano o quilo do peixe se manteve na mesma faixa de preço que nos anos anteriores, por R$ 12 o serra-talhadense pode comer uma deliciosa tilápia ou outra espécie comum para a época.

Enfileirados na frente dos peixeiros e peixeiras, enfeitados com touca nos cabelos, aventais coloridos ou improvisados,.os clientes observam as mãos ágeis tratando com carinho e zelo cada pedido.

As grandes peças de bacalhau também estão lá expostas, são mais salgadas no sabor e no bolso, mas com batatas, ovos e azeitonas valem cada centavo. Até o Sábado de Aleluia de manhã tem bastante para todos.