qO capotamento de uma van com trabalhadores ocorrido em Venturosa, no Agreste pernambucano, é analisado pela Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Caruaru. O objetivo é saber se o fato é um acidente de percurso ou se existem irregularidades trabalhistas.

Em primeiro momento, o MTE observou que a van foi locada pelos passageiros. Também constatou que os trabalhadores envolvidos no acidente são contratados com carteira assinada. “Não houve recrutamento irregular. A empresa seguiu protocolo, preenchendo carteiras e contratando”, explicou Francisco Reginaldo, auditor fiscal do trabalho.

De acordo com ele, o próximo passo é notificar a empresa que os registrou, a fim de que apresente documentos. O procedimento todo é feito quando acontecem acidentes com trabalhadores e, no geral, são ouvidas testemunhas e partes envolvidas. O relatório deve ser concluído entre dez e 15 dias.

LUTO EM BETÂNIA

Moradores de Betânia, no Sertão pernambucano, estão de luto. As aulas da rede pública de ensino foram canceladas em respeito aos familiares das vítimas. A maioria dos trabalhadores rurais, vítimas do acidente em Venturosa moravam no distrito de São Caetano, naquele município.

Os trabalhadores saíram da comunidade às 18h da última segunda-feira (24) com destino a Alagoas, onde iriam trabalhar. Os familiares lamentaram as perdas. “Foi meu cunhado, foi o marido de minha sobrinha, foi tudo. Tem que ter força pra controlar”, desabafa a dona de casa Maria da Paz dos Santos. O agricultor José Pedro dos Santos não se conforma com o que ocorreu. “A gente ficou muito impressionado, porque perder um irmão e um sobrinho é triste, a dor é triste. A família toda revoltada, abalada e não tem o que fazer”, diz.

( Do G1)