celio antunesFoto: Arquivo do Farol / Alejandro García

Após a sanção da lei que regulamenta a categoria dos taxistas em Serra Talhada, nesta quarta-feira (2), a Superintendência de Trânsito e Transporte do município deverá estabelecer as tarifas para as viagens de táxi de até o início de 2016. Essa é a previsão feita pelo superintendente da STTrans Célio Antunes, assegurando a implantação de taxímetros e medidas que também devem evitar a facilitação da compra de veículos com os alvarás das placas vermelhas. De acordo com Célio, essas ações aproximam mais ainda o governo da municipalização do trânsito na Capital do Xaxado.

Em conversa o FAROL, o superintendente explicou o que de fato mudará na vida dos taxistas. “Com a sanção dessa lei a STTrans se torna uma autarquia de trânsito e vai poder regulamentar a categoria de taxistas na cidade. Iremos organizar o número de taxistas por habitante, limitar o número de táxis para cada proprietário e evitar que as tarifas cobradas sejam tão variáveis, que é uma das grandes reclamações dos próprios taxistas. Iremos nos reunir com os taxistas e com os sindicatos para discutir a tarifa e em dezembro, no máximo em janeiro, estaremos implantando os taxímetros, dentro da proposta de municipalização do trânsito”, explicou.

Ainda de acordo com Célio Antunes, há cerca de 80 cadastros de motoristas na Prefeitura de Serra Talhada, mas apenas 40 trabalham efetivamente como taxista. Segundo ele, alguns motoristas obtinham o alvará para trabalhar na praça, mas o utilizavam na redução de impostos para compra de novos veículos. “Antes o motorista bastava chegar na prefeitura pedir o alvará e depois fazer a solicitação no Detran, agora a fiscalização da STTrans será pontual para evitar que os motoristas solicitem a licença só para comprar carros ou trocar de carro sem trabalhar com a placa vermelha”, enfatizou o superintendente.