FOTO ILUSTRATIVA

Um acidente envolvendo um caminhão do tipo pau de arara deixou um morto e 11 feridos em Serra Talhada, na tarde do último domingo (28). Uma motocicleta colidiu com o veículo na BR-232, fazendo-o tombar. O condutor da moto não resistiu ao impacto e morreu na hora. Já os passageiros do caminhão sofreram ferimentos leves.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida ocorreu por volta das 15h a cerca de dez quilômetros da entrada de Serra Talhada. A moto trafegava atrás do pau de arara e tentou ultrapassar o caminhão, mas acabou se deparando com outro veículo. O condutor do caminhão percebeu que iria bater na moto e tentou desviar. Mesmo assim, o motociclista colidiu no lado do pau de arara, que saiu da pista e tombou.

O condutor da motocicleta, Luiz Nunes de Magalhães Neto, 34 anos, morreu na hora. Já os 11 passageiros que estavam na carroceria do caminhão ficaram feridos. Segundo a PRF, o estado de nenhum deles é preocupante. Mesmo assim, todos foram socorridos no Hospital Agamenon Magalhães, em Serra Talhada.

De acordo com a PRF, o pau de arara que se envolveu no acidente atuava como transporte escolar em Serra Talhada. No domingo, no entanto, estava fazendo o tráfego de pessoas entre a Zona Rural e o centro da cidade. O caminhão é do modelo Ford 4000.

ACIDENTE REACENDE DISCUSSÃO

O acidente levanta, mais uma vez, a discussão em torno da segurança de passageiros que trafegam em veículos paus de arara em Serra Talhada. Após uma dura fiscalização da PRF, há cerca de um mês, ficou evidente que muitos dos veículos estavam rodando sem respeitar normas de trânsito vitais para garantir a boa condução de passageiros. A fiscalização gerou tanto transtorno que os motoristas fecharam a BR-232 em retaliação aos trabalhos da PRF.

A polêmica gerou até uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir os problemas em torno do transporte de passageiros em caminhões paus de arara no mês de junho. Apesar das movimentações, a fiscalização cedeu e vários caminhões continuam rodando de forma irregular.

Farol com informações do Jornal do Commércio