O prazo de até o início de fevereiro para que municípios implantem o portal da transparência, estipulado pelos ministérios públicos federal e estadual, está próximo de acabar. O serviço, disponibilizado pela internet, é uma espécie de prestação de contas digital em que qualquer pessoa tem acesso.

Mas no Sertão de Pernambuco, várias cidades ainda não implantaram o sistema, incluindo a Prefeitura de Serra Talhada, que faz questão de culpar a baixa velocidade da conexão de internet e o pouco espaço de armazenamento pela não exibição de dados de interesse público.

Um exemplo é o link licitações exposto no site do Governo da Capital do Xaxado, que não dá acesso aos editais de abertura de pregões e nem divulga os nomes das empresas vencedoras.

“Cumprir 100% do que a rege a lei (de transparência) até 9 de fevereiro é discutível porque temos um problema técnico devido a questão de velocidade de internet e a capacidade de armazenamento de dados que é disponível para a gente”, justificou Tarcísio Rodrigues, assessor de imprensa do prefeito Luciano Duque (PT), durante entrevista à TV Jornal.

Assista à reportagem da TV Jornal/Serra Talhada sobre o assunto: