A judicialização da campanha eleitoral em Serra Talhada começou. No final da tarde dessa terça-feira (14), a Juíza Isânia Maria Moreira Reis acatou representação eleitoral com pedido de liminar feita pela Frente Popular de Serra Talhada (FPST) proibindo o uso de instrumentos musicais nas caminhadas realizadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

Baseada na Resolução 23.367, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juíza entendeu como plausível a alegação do PR de que as “charangas musicais” consistem em realização de festas equiparadas a “showmícios” e, por isso, configura propaganda eleitoral irregular. O interessante deste episódio é que os advogados de “Sebá” utilizaram como provas para o impedimento fotografias postadas no site e no Facebook oficial do petista.

“O site do candidato petista está recheado de imagens deste tipo. São grupos musicais dentro de uma atividade política que fere a legislação eleitoral”, esclarece o advogado Alan Pereira Sá. “Nós já tínhamos conhecimento dessa prática e utilizamos como prova as fotos que eles (governistas) postaram nas redes sociais”, concluiu. 

MESMA MOEDA

Antes dessa decisão da Justiça Eleitoral, a coligação do candidato Sebastião Oliveira havia sido proibida de realizar  baladas nos bairros da Capital do Xaxado. Inconformado com a derrota, Sebastião ingressou com a representação três dias após a mesma juíza proibir o evento “Balada Onda Azul”, que fazia parte da programação dos “azulões” nos bairros da cidade. O candidato Luciano Duque pode recorrer da decisão da juíza Isânia Reis.