Do Diario de PE

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (6) que as pesquisas são mal feitas e calculou o próprio índice de popularidade: 75%. O republicano começou a refletir sobre as seus números de aprovação com um tuíte que celebrava uma nova pesquisa que lhe deu 50%.

“Trabalhando duro, obrigado!”, escreveu no Twitter com um enorme “50%” sobreposto em uma foto sua aplaudindo em um comício de campanha. O único problema é que as pesquisadoras que têm essas cifras, como Rasmussen, manejam valores atípicos. Todas as demais empresas de pesquisas, como a Gallup, dão a Trump qualificações muito mais baixas, com uma média de apenas 43%, segundo o RealClearPolitics.com. O outro problema é que 50%, que aumenta o 49% anterior da Rasmussen, tampouco é um percentual incrível.

Assim, nesta quinta-feira mais cedo, Trump voltou a tuitar, desta vez afirmando que as cifras ruins foram provocadas pelas pesquisas de supostos vínculos inapropriados, ou até mesmo criminosos, entre o presidente e a Rússia.

“Sem a falsa caça às bruxas da Rússia (…) meu índice de aprovação seria de 75%, ao invés de 50% que a Rasmussen acaba de informar”, escreveu. “Isso se chama assédio presidencial!”, acrescentou. Os 75% fariam de Trump facilmente um dos líderes mais populares do planeta.