Da Revista Forúm

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (21) que pediu às autoridades de saúde a criação de novas diretrizes que permitam a reabertura das igrejas no país, que permanecem fechadas devido às medidas de isolamento, tomadas em função da pandemia do coronavírus.

A declaração do presidente estadunidense ocorreu durante visita ao estado de Michigan. Trump contou que discutiu o assunto com funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, e assegurou que “eles irão transmitir algo a respeito disso, não sei se hoje ou amanhã”.

“Temos que abrir nossas igrejas, as pessoas precisam delas neste momento”, disse o mandatário, durante a mesma visita.

No entanto, algumas autoridades de saúde do país criticaram a medida, afirmando que as organizações precisam de recomendações baseadas na ciência, e que o país ainda não superou o auge de doença, razão pela qual deve evitar aglomerações.

Mesma assim, Trump insistiu com a ideia, alegando que “as medidas restritivas não podem ser tão rigorosas, por isso estamos trabalhando em parâmetros que permitam às pessoas poder voltar a frequentar os templos de forma segura”

Alguns analistas políticos estadunidenses também opinam que a medida de Trump tem objetivos eleitorais, e busca fazer um gesto ao setor religioso mais conservador.