Da Folha de PE

Essa coluna contém spoiler de Grey’s Anatomy.

Recentemente, a notícia de que a atriz Ellen Pompeo, que interpreta a protagonista Meredith Grey em “Grey’s Anatomy”, estaria deixando a série tomou conta da internet. No ar desde 2005, o programa vem reciclando a trama e, consequentemente, seus personagens principais.

No início, o programa tinha Izzie (Katherine Heigl), O’malley (T.R. Knight), Cristina (Sandra Oh), Karev (Justin Chambers) e Meredith (Pompeo) como um grupo de internos que ingressavam no hospital Seattle Grace, mas com essa última baixa, o seriado seguirá sem nenhum personagem dos primeiros anos – com exceção dos já veteranos Richard Webber (James Pickens Jr.) e Miranda Bailey (Chandra Wilson).

No entanto, “Grey’s Anatomy” não é a primeira série a seguir sem sua protagonista. É possível continuar sem a personagem que carrega seu nome? O “adeus” de Meredith é, realmente, definitivo? Confira a seguir.

Os telespectadores da série médica de maior sucesso da TV americana já estão acostumados com a saída de personagens do programa. Desde mortes dolorosas até saídas justificadas (ou ausências sem muita explicação), os motivos que fazem um ator ou atriz sair de um seriado pode ser variado. Quando se trata de “Grey’s”, muitos desses motivos jamais saberemos.

Ao longo de tantos anos de exibição, atores podem se ver fazendo mais do mesmo e querer se aventurar em outros trabalhos. Foi o caso de Sandra Oh, intérprete de Cristina Yang, que viveu a personagem por 10 anos antes de entender que não havia mais camadas de Yang para serem trabalhadas. O mesmo aconteceu com Justin Chambers, o Alex Karev, e Jesse Williams, o Jackson Avery.

Outros saem por escolha da produção, que decidem encerrar a trajetória de certos personagens acreditando que não há mais o que contar sobre eles. Nesse caso, se encaixam a Arizona Robbins, interpretada por Jessica Capshaw, e April Kepner, vivida por Sarah Drew.

Ainda que muitos dos personagens citados sejam amados pelo público, é possível que o enredo consiga se reinventar ao ponto de manter a série atrativa, mas subtrair a protagonista é um risco que a produção corre, caso decida manter o seriado em exibição. É possível existir “Greys Anatomy” sem o “Grey’s”? Vejamos alguns casos.

Séries sem protagonistas

Em 2009, “The Vampire Diaries” estreou e conquistou os jovens da época. A série girava em torno da humana Elena Gilbert, interpretada por Nina Dobrev, e suas idas e vindas com a dupla de irmãos vampiros Stefan (Paul Weasley) e Damon Salvatore (Ian Somehalder).

No entanto, em 2015, Dobrev anunciou sua saída após a sexta temporada. Com a perda no elenco, a série teve recordes de baixa audiência até ser finalizada na oitava temporada – que contou com a participação da protagonista apenas para o encerramento do programa.

O ator Andrew Lincoln, conhecido principalmente pelo seu personagem Rick Grimes em “The Walking Dead”, também escolheu deixar a série em que atuava como protagonista, se ausentando na nona temporada. Coincidentemente, também após dois anos sem o ator, o programa de maior sucesso na cultura pop encerrou suas atividades na décima primeira temporada, neste mês de novembro.

A diferença, aqui, é que a produção terá uma minissérie com o personagem, contando tudo que aconteceu desde a última aparição até o momento em que a original chegou ao fim. Estaria “Grey’s Anatomy” vislumbrando um possível fim? Talvez.

Ellen Pompeo e seus motivos

Nos últimos anos, sempre que Ellen Pompeo era ouvida pela imprensa e questionada sobre o fim de “Grey’s”, as respostas variavam entre o suspense da possibilidade do fim e piadas de “eu quero acabar, mas eles não deixam”. Em outros momentos, Pompeo já havia afirmado que não se via atuando em grandes produções pós-“Grey’s”, preferindo trabalhar por trás das câmeras como diretora, produtora e afins.

Dentro dessa realidade, é natural que ela, assim como vários de seus colegas de elenco, nutra um desejo de querer se reinventar. Afinal, são 17 anos fazendo a mesma coisa e vale lembrar que a série já está renovada para a vigésima temporada. Mas dentro da indústria, decisões não são tomadas individualmente e sim no que seria melhor para o todo. Pessoalmente, eu que vos escrevo, não acredito que a saída da atriz seja definitiva. Tratar essa ausência como um “adeus” pode ser precoce. Entenda:

O que vem a seguir

Na temporada atual, a 19ª, Meredith Grey aparecerá em oito dos 22 episódios da temporada. Claro que, sendo menos da metade, a categoria da personagem muda naturalmente. Por aparecer menos, Meredith passa de personagem regular (fixo) para recorrente (faz aparições). E isso tem um motivo.

Ellen Pompeo será produtora e também estrelará sua primeira minissérie. O projeto é comandado pela produtora Calamity Jane, encomendada pela Hulu e ainda não tem um nome. No entanto, o streaming já divulgou sobre o que se trata o enredo:

Inspirada pela história de um casal do meio-oeste americano que adota o que pensa ser uma criança de oito anos de idade com uma rara forma de nanismo para criar ao lado das três crianças que já tem, mas que aos poucos começa a acreditar que ela pode não ser quem diz ser

Se você achou a sinopse familiar, é porque o caso aconteceu na vida real e foi base para o filme “A Órfã” (2009) e “A Órfã 2: A Origem” (2022). Ao que tudo indica, a minissérie será uma nova adaptação sem relação com os longas.

Ellen Pompeo seguirá como narradora de “Grey’s Anatomy” ao longo da temporada atual. Sendo seu novo projeto uma minissérie, nada impede de que Meredith Grey volte à série médica como personagem fixa. No Instagram, a atriz disse:

Eu sou eternamente grata pelo amor e apoio que todos vocês mostraram a mim, Meredith Grey e o show por 19 temporadas! Apesar de tudo, nada disso teria sido possível sem os melhores fãs do mundo. (…) Esta não é sua primeira vez na montanha-russa. Você sabe que o show tem que continuar e com certeza voltarei para visitá-lo.

Sua colega de elenco Kate Walsh, que interpreta a Dr. Addison Montgomery, disse: “Amo e adoro você, sempre e para sempre. Nunca será um adeus, apenas um até logo”.

Já a criadora do programa, Shonda Rhimes, postou no seu Instagram:

Que jornada louca foi essas últimas 19 temporadas. Nada disso teria sido possível sem a incomparável Ellen Pompeo, a única Meredith Grey. Isso não é um adeus, é um até logo! Mal posso esperar para ver o que está reservado para Ellen, Meredith e o Grey Sloan Memorial.

Com isso, podemos esperar que a atriz retorne à série em um futuro próximo. Mas também devemos estar preparados para que, um dia, “Grey’s Anatomy” chegue ao fim. Resta esperar.