Do JC Online

Um forte tufão, considerado o mais violento a atingir o Japão em 25 anos, atingiu nesta terça-feira (4) o centro-oeste do arquipélago, perturbando os transportes e a atividade das empresas, informaram as autoridades.

O tufão Jebi, o 21º da temporada na Ásia, atingiu a prefeitura de Tokushima (sudoeste), na ilha de Shikoku, e avança para a parte ocidental e o centro do arquipélago para varrer uma ampla região, segundo as autoridades.

Com ventos de entre 160 e 190 km/h na parte central, Jebi é o tufão “mais forte desde 1993”, disse à AFP Ryuta Kurora, responsável da agência nacional meteorológica.

Veja também:   Centro de ST inunda e prefeitura retira feirantes

Jebi se desloca a 45 km/h, uma velocidade bastante alta, em direção norte-noroeste e após passar pela ilha de Shikoku atravessará a parte ocidental da ilha principal, Honshu.

“Vai atingir com toda a sua força” a parte ocidental e o centro do arquipélago, com ventos que podem chegar aos 220 km/h em alguns pontos, em um perímetro muito amplo que inclui a cidade de Tóquio, advertiu a agência meteorológica japonesa mais cedo.
Abrigos

Jebi chega acompanhado de chuvas torrenciais que poderão exigir a evacuação de pessoas em certas zonas.

Veja também:   Mulheres denunciam padre por assédio sexual

As autoridades recomendaram que ao menos 300 mil pessoas procurem refúgios, e cerca de 50 mil residências já estão sem eletricidade.
Voos cancelados

As empresas aéreas cancelaram mais de 500 voos por precaução, e muitas ligações ferroviárias foram interrompidas.

As lojas de departamentos na região de Osaka, no oeste do Japão, não abrirão nesta terça-feira.

Várias empresas na região ameaçada orientaram seus funcionários a permanecer em casa, e as escolas ficarão fechadas.