LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA É DESTAQUE EM TUPANATINGA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA É DESTAQUE EM TUPANATINGA

O município de Tupanatinga atingiu a nota 6,5 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública pernambucana, enquanto 86 municípios tiveram notas menores que 4,1, em 2013.

A melhor nota do Estado foi alcançada na atual gestão do prefeito Manoel Tomé que contribuiu para Pernambuco saltar 12 posições e ficar em 4º lugar no ranking nacional a partir dos investimentos realizados pela Secretaria de Educação do Município. “Investir em educação é garantir um futuro melhor para as próximas gerações, e Tupanatinga quer crescer ainda mais nesse quesito”, afirma o prefeito Manoel Tomé.

Sabendo-se que o investimento na qualificação dos profissionais reflete no crescimento profissional e, consequentemente, na aprendizagem dos estudantes, a Secretaria de Educação priorizou a oferta de palestras para os professores com palestrantes motivacionais renomados como Eugênio Sales, cientista social, autor do livro “As 60 Ações Inteligentes para o Sucesso” pela Qualitymark Editora – Rio de Janeiro, e Mardone Paz, palestrante com foco em Gestão de Atendimento e Vendas. Supervisores e coordenadores da Secretaria também realizam monitoramento da formação continuada com atividades quinzenais e visitas às unidades de ensino.

Atualmente são cinco escolas na área urbana e 50 na área rural, as quais passaram por reformas e ampliação, aquisição de mobiliários, equipamentos de esportes, biblioteca e laboratórios de informática.

PREFEITO MANOEL TOMÉ TAMBÉM INVESTE NO MEIO AMBIENTE
PREFEITO MANOEL TOMÉ TAMBÉM INVESTE NO MEIO AMBIENTE

“Partimos do princípio de que tornando as escolas um ambiente prazeroso e valorizando a cultura local desenvolve-se a capacidade de alcançar uma aprendizagem de resultados satisfatórios e uma democratização política”, afirma a secretária de Educação, Tiana Rodrigues.

Outros aspectos que podem ser destacados para a melhoria da Educação de Tupanatinga são a disponibilidade de material multimídia como datas shows, notebooks, lousas; livros didáticos e material de apoio pedagógico a professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino. As escolas oferecem ainda uma merenda nutritiva e de qualidade que segue o acompanhamento de uma nutricionista locada na Secretaria de Educação. E para desfrutar de todos esses recursos os estudantes utilizam os ônibus escolares que foram locados através do Programa Caminho da Escola, seguindo as normas estabelecidas pelo Governo Federal.

Diante das mudanças estruturais analisadas a Secretaria de Educação enfatiza a necessidade de constituir a democratização da gestão escolar, a qual traz força e autonomia para as unidades de ensino na tomada de decisões, organização de tarefas e projetos que vão permitir obter resultados satisfatórios, tanto no Ideb quanto na Provinha Brasil.