Um grupo de brasileiros passou uma série de apuros depois que um desmoronamento de pedras na província de Jujuy, na Argentina, impediu os quase 50 turistas de seguirem viagem. O caso aconteceu na terça-feira (10) e, em entrevista ao G1 pela internet, o organizador da excursão que saiu de Sorocaba (SP) diz que eles precisaram dividir água e comida por quase 26 horas. Os turistas conseguiram chegar em Arica, no Chile, neste sábado (14) depois de vários desvios por estradas de terra.

O grupo saiu de Sorocaba no dia 7 de janeiro com destino a Machu Picchu, no Peru. Apesar de a polícia da região ter ido ao local pouco tempo depois do desmoronamento, a Defesa Civil, os bombeiros e a brigada florestal demoraram a chegar, já que o trecho era de difícil acesso. Edvaldo do Carmo conta que 33 dos 48 passageiros são de Sorocaba.

“Estávamos subindo as cordilheiras até a montanha de Sete Cores quando fomos impedidos de passar, pois a correnteza de lama já tinha invadido a pista. Na volta paramos em uma pequena feira de artesanato, mas 20 minutos depois tocou a buzina de alerta.” O ônibus com os turistas desceu cerca de dois quilômetros para escapar da tragédia. “Fomos surpreendidos pela outra barreira e com uma enxurrada de lama e pedras rolando das montanhas”, afirma Edvaldo.

Em fotos e vídeos postados em uma rede social é possível ter a dimensão da avalanche. Retroescavadeiras foram usadas para abrir caminho e um veículo foi destruído em meio às pedras. Jornais da Argentina divulgaram que a avalanche deixou mais de 1 mil moradores desabrigados, alguns feridos, e causou a morte de um casal que estava em um caminhão. Um bombeiro também era considerado desaparecido depois de ser arrastado pela enxurrada.