TV Farol debate Dia Mundial da Síndrome de Down
Salomão e Núbia Sampaio – Foto: Farol de Notícias / Licca Lima

Neste dia 21 de março refletimos o Dia Mundial da Síndrome de Down, data estabelecida oficialmente pela ONU desde 2012.

O dia representa triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. E tem como objetivo a conscientização global para a garantia de direitos e liberdades para as pessoas com Síndrome de Down.

Na manhã desta quinta-feira (21) o Programa Falando Francamente recebeu a pré-candidata e fonoaudióloga Núbia Sampaio, junto de seu filho Salomão Sampaio, de 10 anos.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

No debate, a Tv Farol de Notícias trouxe as alegrias e desafios de uma família aprendendo com a Síndrome de Down. Inteligente e divertido, Salomão deu um show no Youtube.

Veja também:   Duque comemora a implantação de incentivos

“Quando ele chegou foi um susto, não por medo da Síndrome de Down. Mas por medo de como Salomão seria recebido pela sociedade. Não em casa, ele não teve nenhum momento de negação. Pelo contrário, quando Salomão nasceu e fomos investigar a gente já sabia que ele tinha uma cardiopatia”, comentou a mãe, continuando:

“Mas perguntamos se isso tinha risco de morte, o médico disse que não. Ele nasceu com um sopro. Mas foi fechando conforme ele foi crescendo. Quando ele nasceu recebeu negação, em hospitais, escolas, na rua. A gente trabalhou isso muito internamente para ir quebrando essas barreiras. Mas até hoje a gente vê, em menos escala, mas vemos”.

Veja também:   Gestão Márcia diz que executou 70% dos pedidos da população

TV Farol debate Dia Mundial da Síndrome de Down

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

Salomão, de ST, carrega a força dos super-heróis