Do G1 Pernambuco

Foto: Ascom UFPE/Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dá início, nesta segunda-feira (25), ao primeiro período do ano letivo de 2021. A instituição planejou, ao todo, três períodos com atividades na modalidade híbrida, ou seja, com atividades presenciais e virtuais para os estudantes. O calendário foi afetado em 2020 pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Confira média móvel de casos de Covid-19 em Pernambuco

De acordo com a instituição, as aulas que se iniciam nesta segunda-feira (25) são a continuação do período 2020.1. O primeiro período vai até o dia 30 de abril. Já o segundo período, de 2020.2, vai de 24 de maio a 28 de agosto. O último período do ano, 2021.1, vai de 20 de setembro a 21 de dezembro.

Nesta segunda (25), a universidade planejou uma aula magna com o tema “A Universidade Federal de Pernambuco no contexto do enfrentamento ao coronavírus”. Segundo a UFPE, o formato das atividades pode ser alterado a qualquer momento, de acordo com as condições da pandemia.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o reitor Alfredo Gomes deu as boas vindas à comunidade acadêmica. “Esse semestre foi construído com muita participação, com muito planejamento, envolvendo estudantes, professores, coordenadores de curso, diretores de centro, e resultou na sua aprovação por unanimidade dentro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão”, disse.

Em um guia para os estudantes, disponibilizado no site da universidade, a UFPE explicou que as atividades de natureza teórica, sejam elas eletivas ou obrigatórias, devem ocorrer de forma exclusivamente remota. Componentes curriculares de natureza prática ou teórico prática também devem ser realizados remotamente, desde que a presença dos estudantes não seja oficial.

Os estágios também podem ser feitos de forma remota, desde que haja uma autorização da empresa concedente e da coordenação do curso do estudante.

A universidade explicou, ainda, que as atividades de práticas profissionais, como estágios obrigatórios, laboratórios, atividades clínicas e similares podem ser feitas presencialmente, desde que sejam observadas as diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O formato híbrido, que mescla as modalidades presencial e remota, pode ser implementado em uma mesma disciplina.

Os estudantes que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19 só devem participar de atividades presenciais caso desejem. Para participar dessa modalidade, é preciso assinar um Termo de Consentimento Libre Esclarecido de Adesão. Para esses alunos, também é possível participar das atividades remotas desde que a situação de risco seja comprovada à coordenação do curso.

Em caso de confirmação de diagnóstico de Covid-19 entre os estudantes ou professores de turmas presenciais, todos devem ficar afastados das atividades presenciais e participar das aulas de forma remota, pelo tempo necessário para cumprir a quarentena.

Caso o estudante não tenha acesso satisfatório à internet ou a equipamentos, é possível encaminhar uma solicitação de inclusão no programa de Inserção Digital à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

Pernambuco registrou, no domingo (24), mais 537 casos de Covid-19 e 16 mortes de pacientes com a doença, elevando o total para 250.702 confirmações e 10.193 óbitos de pessoas devido ao coronavírus (veja vídeo acima). Os registros tiveram início em março de 2020.