Publicado às 06h desta quinta-feira (19)

Do JC Online

Uma nova oportunidade para vestibulandos que desejam estudar na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sobraram 405 vagas da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado ano passado.

Por isso, a Rural abriu um novo processo seletivo a fim de preencher essas vagas ociosas. A novidade é que poderão concorrer candidatos que fizeram o Enem de 2017 a 2021 e que não tiraram zero na prova de redação. Não valerá o exame de 2022 porque a nota só vai sair no dia 13 de fevereiro, após o encerramento das inscrições.

Interessados deverão se inscrever de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, num link criado especificamente para a seleção (acesse aqui). A lista final dos aprovados será divulgada em 7 de março, mas antes tem uma lista preliminar em 15 de fevereiro. As aulas, para esses estudantes, iniciarão no segundo semestre letivo de 2022, programado para começar em 29 de maio.

Por causa da pandemia de covid-19, o ano letivo atrasou em relação ao ano civil. Isso é um dos principais motivos para a sobra das vagas. “Esse desencontro do calendário civil com o calendário acadêmico interferiu bastante. Muitos estudantes desistiram da Rural porque o tempo de espera entre entre a aprovação e o início das aulas levou em média 10 meses”, destaca a pró-reitora de graduação da UFRPE, Socorro Lima.

“Decidimos ampliar o uso do Enem, de 2017 a 2021, para dar possibilidade de mais pessoas interessadas participarem do processo seletivo e garantir o preenchimento de todas as vagas ofertadas”, explica Socorro.

VAGAS EM QUATRO CIDADES

A UFRPE tem câmpus em quatro cidades pernambucanas: no Recife, no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana), em Belo Jardim (Agreste) e em Serra Talhada (Sertão).

A unidade da capital pernambucana é que oferece menos vagas nessa seleção, somente 19, em seis cursos. A maior oferta é em Serra Talhada, com 141 vagas em nove graduações. Para o Cabo são 120 vagas em cinco cursos e em Belo Jardim há 125 vagas em quatro graduações.

VEJA O EDITAL COMPLETO

Serra Talhada

Administração 7 vagas

Agronomia 17 vagas

Ciências Biológicas 3 vagas

Ciências Econômicas 21 vagas

Sistema De Informação 11 vagas

Zootecnia 10 vagas

Engenharia de Pesca 26 vagas

Licenciatura em Letras – Português e Inglês 9 vagas

Licenciatura em Química 37 vagas