Da UFRPE-UAST

Publicado às 05h desta quarta-feira (31)

O Curso de Licenciatura em Letras da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE recebeu, em 24 de agosto de 2022, a visita do diretor-executivo da Fulbright, Dr. Luiz Loureiro, e do especialista em educação superior da Embaixada dos EUA, Leonardo Nardon, em virtude da realização do programa de English Teaching Assistantship (ETA).

Desenvolvido com apoio da CAPES, o projeto estabelece parcerias entre Licenciaturas em Letras em Língua Inglesa e recém-graduados dos Estados Unidos para promover ações interculturais e aprimoramento linguístico de estudantes brasileiros em língua inglesa.

Na Licenciatura em Letras da UAST, braço da formação de professores em Língua Inglesa da UFRPE, o projeto “Ações Interculturais e Internacionalização para a Formação Docente da UFRPE” foi o único contemplado em Pernambuco ainda em 2019 com dois ETAs. Com a pandemia, as atividades foram suspensas e retomadas em abril de 2022 com a vinda de um ETA.

Veja também:   Betânia distribui 4 toneladas de peixes

A visita, portanto, teve por objetivo principal aproximar a Fulbright e a Embaixada das instituições de ensino superior que participam do programa e estão localizadas fora do centro epistemológico do país, tanto no acompanhamento das atividades dos bolsistas quanto no reconhecimento da estrutura e do potencial local para a realização das atividades do projeto.

O encontro tomou forma de uma roda de conversa na qual estavam presentes professores e professoras da área de Língua Inglesa e suas Literaturas, Larissa Cavalcanti, Kleyton Pereira, Rafaela Cruz, Paulo Roberto, João Paulo Araújo e Paulo Henrique Raulino, além do English Teaching Assistant Alejandro Roig e o pesquisador da Fulbright Jacob Suitts, o qual pós interrupção de sua participação no programa de ETAs em 2019 retornou à Serra Talhada para realizar sua pesquisa de mestrado sobre a variação linguística no Sertão de Pernambuco.

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

Também participaram dessa reunião a Diretora da Unidade, profa. Ellen Viegas, o representante do Núcleo de Internacionalização da UFRPE, prof. Julio Vila Nova, e a Coordenadora dos Cursos de Licenciatura da UFRPE, Profa. Thaís Ludmila.

Além de apresentar as atividades desenvolvidas pelo ETA e as etapas de sua adaptação no Brasil e na vida universitária do sertão de Pernambuco, o encontro possibilitou aos visitantes conhecerem a história da UAST, seus cursos de graduação, o perfil de discentes e o compromisso institucional para a formação de profissionais qualificados.