Publicado às 05h55 deste domingo (15)

Nesta segunda-feira (16) a UFRPE-UAST se reunirá junto com a sociedade serra-talhadense para o primeiro encontro do projeto Sabores e Saberes, no Restaurante Catulé, às 19h, que pretende levar discussões dos mais variados temas para restaurantes e polos gastronômicos dos bairros de Serra Talhada para saborear conhecimento.

A atividade pretende criar momentos descontraídos de debate acadêmico e aproximar os jovens e adultos da cidade junto a universidade. Idealizado pelos professores Apolinário e Plínio, o Sabores e Saberes está em sua fase experimental e traz como prato principal em seu cardápio de temas para este encontro um diálogo sobre Redes Sociais e Consumo.

O professor Antônio Apolinário, é um dos grandes filósofos que atua na UFRPE-UAST, acaba de publicar o livro O Tempo das Lebres e atua como músico em projetos como A Dobra e a Us’ast da Tua Lábia and The Honoris Causa. E Plínio Ferreira, professor dos cursos de Biologia e Zootecnia e trabalha entre tantas coisas com Educação Sexual nas Escolas e o Mundo dos Insetos em 3D para deficientes visuais em parceria com a Apae.

“É um projeto que surgiu de uma necessidade pensada pelo professor Plínio e por mim, que era como a gente pode criar uma estratégia de atingir o público em geral. Como diminuir, de um ponto de vista mais informal, a sociedade. E aí Plínio teve essa ideia maravilhosa de levar discussões para espaços gastronômicos de Serra Talhada e de tal sorte que a gente poderia fazer uma espécie de circuito, rodando vários espaços e discutindo temas importantes para o cotidiano. Para a partir dessas discussões, inclusive, revelar a importância que a universidade tem como um lugar de produção de conhecimento, de tecnologia, de produção de ciência”, detalhou Apolinário.

Para falar sobre Redes Sociais e Consumo, Apolinário e Plínio formaram uma frente de debatedores mista incluindo a Aeset no circuito com a presença do professor Ferreira Júnior e da professora Nicole Pontes. Segundo eles, a intensão é mergulhar no ambiente pensado para a discussão, e junto ao seu público habitual, conversar sobre as temáticas propostas.

“Para montar o primeiro encontro nós procuramos o Ercílio, proprietário do Restaurante Catulé, que abraçou a causa, sugeriu temas e a partir daí pensamos em quais colegas iríamos convidar para participar. Além de divulgar a importância da Rural aqui, estamos também divulgando profissionais de outras instituições. Pretendemos discutir sobre Sustentabilidade, Água e diversos outros temas, que serão saboreados a cada mês e a cada local que se torne parceiro nosso. Estamos abertos a essas parcerias dos restaurantes que queiram abraçar o Sabores e Saberes”, o professor Plínio.