Foto: Arquivo/ Farol de Notícias

Por Metrópoles

Parcela do PIS e Pasep será paga no mês de julho! É isso mesmo: o último pagamento do abono salarial em 2023 já acontece no próximo mês. Portanto, a maioria dos beneficiários do programa trabalhista já deve ter recebido as parcelas. Se você tem direito ao PIS e ao Pasep, vale a pena ficar de olho no Caixa Tem e no app do Banco do Brasil para conferir se os pagamentos realmente foram disponibilizados.

o próximo mês, dois grupos de beneficiários do PIS recebem os pagamentos do abono salarial! No caso do Pasep, a última parcela também é disponibilizada para milhares de segurados. Nesse sentido, surge a dúvida: os pagamentos já têm data para acontecer? E, ainda mais importante: quais são os valores atualizados para 2023? No guia que mostramos abaixo, você pode conferir a resposta destas e de várias outras perguntas sobre o abono!

PIS e Pasep são importantes benefícios trabalhistas

Atualmente, o PIS e o Pasep se estabelecem como dois dos principais benefícios trabalhistas da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Logo, somente os brasileiros que trabalham de maneira formal, com carteira assinada, podem garantir acesso aos pagamentos.

Infelizmente, microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos em geral não recebem os depósitos do abono salarial.

O PIS, cuja sigla significa “Programa de Integração Social”, é voltado para os trabalhadores da iniciativa privada.

Já o Pasep, por sua vez, é pago somente para funcionários públicos e militares. A sigla significa justamente “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”.

Neste ano, cerca de 22 milhões de trabalhadores brasileiros podem garantir acesso aos pagamentos do PIS e do Pasep. Juntas, as parcelas superam R$ 20 bilhões, por meio de recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).