Publicado às 04h57 desta quarta-feira (23)

Por Jorge Apolônio Martins, Policial Federal e integrante da Academia Serra-talhadense de Letras

Serra-talhadenses, vocês querem gerar uma revolução política no Brasil? Então abracem a causa da redução do quadro de vereadores de Serra Talhada de um total de 17 vereadores para apenas 9. Se nós conseguirmos esse intento, haverá repercussão nacional sem dúvida. Serão inúmeros os municípios que seguirão NOSSO exemplo e farão um bem imenso ao Brasil.

Em post anterior, esta coluna lançou esta ideia, e a proposta repercutiu bem junto à sociedade local. Por isso, esta coluna dá mais um passo adiante neste projeto.

No post anterior foi escrito:  “Para que Serra Talhada precisa de 17 vereadores?  Outra coisa: qual a efetividade do vereador que se ocupa em uma profissão, além do cargo legislativo? Um vereador tem que se ocupar exclusivamente do seu cargo para render o máximo. Os contribuintes pagam para isso, necessitam e merecem dedicação exclusiva do vereador às causas do município. Então, fica aqui mais uma sugestão: só votar em candidatos que, sendo eleitos, vão se dedicar tão somente ao mandato de vereador. Dificilmente um médico ou advogado, por exemplo, fariam isso”.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

A campanha não será necessariamente contra os vereadores atuais, mas sim a favor da instituição Câmara de Vereadores de Serra Talhada – CMST. Esta coluna não tem nada pessoal contra nenhum vereador e, portanto, nem cita nomes. Entretanto, será perfeitamente compreensível se um ou todos os vereadores reagirem contra o projeto. Porém é de se prever que a reação contrária será muito malvista pela sociedade.

Será criado um conselho municipal composto por um número razoável de pessoas instruídas e isentas que elaborarão um projeto de iniciativa popular, este será apresentado para análise pela câmara e, tomara, aprovado. Se for aprovado o projeto, este mesmo conselho estabelecerá critérios para selecionar previamente os melhores candidatos a vereador da campanha de 2020 e dos quais dará ciência à sociedade.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

É claro que o voto é livre e, obviamente, qualquer eleitor poderá votar em qualquer candidato de fora da lista. A intenção do conselho é tentar contribuir para a eleição dos melhores e também minimizar a dispersão de votos para o cargo. É necessário lembrar que não haverá mais coligações partidárias. O voto só servirá para o candidato escolhido e não mais para a coligação.

Para a campanha a favor deste projeto, a pressão popular será fundamental. Todos os munícipes estão convidados, inclusive os vereadores que abraçarem esta causa. A sociedade civil organizada (OAB, CDL, sindicatos etc) será procurada para se manifestar e prestar apoio ou não ao projeto.

A Constituição não estabelece número mínimo de vereadores, só o máximo. De modo que poderíamos optar por um número ímpar até menor que 9. Então, por que 9? Porque é o número  máximo admitido constitucionalmente para os menores municípios e também porque é um número suficiente e não irrazoável como 17 para uma cidade do porte de Serra Talhada. Usemos, pois, o bom senso e racionalizemos nossos recursos. Está lançado o desafio, conterrâneos!