Por Luiz Ferraz Filho escritor e pesquisador

Aos 20 de setembro de 1987, falecia o poeta José Marcolino Alves (Zé Marcolino), um dos maiores artistas que pisou em nossa terra e patrimônio cultural de todo o Nordeste. Nascido na véspera de São Pedro (28 de junho) de 1930 em Sumé – PB, adotou ele a cidade de Serra Talhada para ser residência em seus tempos áureos de artista popular.

Acostumado a divulgar seu trabalho nas feiras livres das cidades do interior, Zé Marcolino tinha o desejo de um dia se encontrar com o mestre Luiz Gonzaga, pois tinha a certeza que essa parceria seria um sucesso, como de fato foi. Gonzaga levou Marcolino para uma turnê pelo Sudeste, onde o mesmo se apresentava como músico e compositor. Gravaram juntos dez composições, sendo as mais famosas ‘Numa Sala de Reboco’, ‘Cacimba Nova’, ‘Fogo sem Fuzil’, ‘Cantiga de Vem Vem’, ‘Serrote Agudo’, ‘No Piancó”, etc.

Veja também:   Furacão Ian arrasta tubarão para o meio da rua na Flórida

A saudade do Nordeste bateu no coração do poeta e após uma apresentação de Gonzaga, ele deixou o grupo e foi residir em Prata – PB, Juazeiro – BA e posteriormente nossa Serra Talhada-PE. Morando aqui ele lançou vários discos e fez inúmeras composições que foram gravadas pelo Quinteto Violado (os melhores parceiros), Dominguinhos, Trio Nordestino, Assisão, etc. Foi na década de 70 e 80 o artista mais famoso, reconhecido e respeitado por toda a população serra-talhadense.

Vivia viajando pelas estradas do sertão fazendo versos, músicas e repentes para todos que lhe solicitavam. Um verdadeiro poeta cantador. Morreu um dia após um acidente nas proximidades do povoado Santo Antônio, município de Carnaíba. No seguinte, em 1988, foi realizada a primeira ‘Missa do Poeta’, em Serra Talhada e posteriormente realizada em Tabira – PE. Até hoje o Sertão chora. Triste por lembrar que ‘a estrada matou quem escreveu o mais belo poema sobre a estrada, porque ‘uma vaca matou Zé Marcolino e eu não dava José numa boiada’.

Veja também:   Grávida não suporta e morre após acidente em ST

Deixou viúva a senhora Maria do Carmo Alves com quem teve os filhos Maria de Fátima, José Anastácio (médico) , Maria Lúcia, José Ubirajara (Bira Marcolino, artista) , José Walter (Walter Marcolino, artista), José Paulo e José Itagiba.