União Europeia nomeia primeira mulherDo Diario de PE

A belga Catherine De Bolle se tornará em 1º de maio a primeira mulher a dirigir a agência europeia de luta contra o crime – a Europol depois de sua nomeação, nesta quinta-feira (8), pelo Conselho da União Europeia (UE).

Sua nomeação formal durante uma reunião dos ministros do Interior em Bruxelas, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, foi celebrada por vários responsáveis, como o comissário europeu de Assuntos do Interior, Dimitris Avramopoulos, que destacou sua “experiência”.

Veja também:   Bandidos levam moto de comerciante em ST

De Bolle, atualmente à frente da Polícia Federal belga, substituirá na Direção Executiva da Europol o britânico Rob Wainwright por um período de quatro anos, após ser selecionada em dezembro entre uma lista de candidatos e contar, inclusive, com o aval do Parlamento Europeu.

Em um vídeo publicado pelo Conselho da União Europeia no Twitter, a comissária belga reconhece que, ao chegar ao comando da Polícia deste reino europeu, pensou ter quebrado “o teto de vidro”. “Mas não era verdade”, acrescentou.

Veja também:   Eleições presidenciais centradas nos LGBTs

“Muitas vezes acontece de vermos mulheres jovens tomando decisões por suas famílias e não por suas carreiras. Devem encontrar o equilíbrio, e temos que ajudá-las a encontrar o equilíbrio”, apontou De Bolle, que destacou o papel das mulheres à frente das organizações.