Da Folha de PE

Reitores das 18 universidades federais do Nordeste estarão reunidos em conferência no Recife, durante o de semana no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e contará com os nove estados da Região. O grupo firmará uma parceria internacional com a Universidade de Soka, de Tóquio, Japão.

A iniciativa se dá cinco meses após o Governo Federal anunciar o contingenciamento de R$ 2 bilhões (29,74%) do orçamento previsto para as universidades e instituições federais do País. “De uma forma ou de outra isso acaba respondendo a algumas demandas que vêm do atual governo. Procuramos práticas inovadoras, que podem potencializar as nossas capacidades”, afirma o coordenador de relações internacionais da Rede Nordeste, Iure Paiva.

Com a parceria, a expectativa é de que haja “troca de recursos humanos, materiais e financeiros, com a mobilidade de alunos e professores, livros e materiais para pesquisa até o próprio apoio financeiro”. “Isso é previsto, mas tudo ainda está em fase de consolidação. A conferência é um ponto de partida”, explica o coordenador. Essa ação vem deixar mais claro qual o papel da universidade e como ele é relevante para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.”

A Soka Gakkai Internacional é uma ONG fundada pelo humanista Daisaku Ikeda, conhecida por promover ações de tecnologias sociais alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta. Na ocasião, a instituição que sedia o encontro concederá a Daisaku Ikeda o título de Doutor Honoris Causa.