Do JC Online

Um estudante de educação física está desaparecido há nove dias, desde a terça-feira (7), em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com microempresária Viviane Candéas dos Santos, o filho Aquiles Candéas Leal, de 21 anos, viajou no dia 31 de julho, com o sonho de aprimorar o inglês.

Segundo ela, Aquiles ficaria na casa do ex-padrasto de um amigo, que mora no Recife, e teria convidado seu filho para ficar hospedado lá. Apesar do convite, o jovem passou somente dois dias na casa do homem identificado apenas como Rogério. A empresária ainda não sabe onde o filho dormiu nos dias antecedentes ao desaparecimento. Ela afirmou que descobriu que Aquiles dormiu na casa da namorada de Rogério da segunda (6) para a terça (7), mas saiu em um carro alugado pelos pais e sumiu.

O desaparecimento foi percebido pela mãe, com quem ele conversava todos os dias por telefone, trocava e-mails e mensagens, além das postagens nas redes sociais, que ele usava com muita frequência, e foram interrompidas. Os amigos também perceberam o sumiço do jovem.

Em contato com a empresa responsável pelo aluguel do carro, a família pediu para que eles entrassem em contato com a seguradora para tentar rastrear o veículo, mas o pedido foi negado. O aluguel vence nesta quarta-feira (15).
Postagem nas redes sociais

Após a postagem nessa terça-feira (14) no Facebook, um brasileiro que mora nos EUA, entrou em contato com Viviane. Ele afirmou que teria visto Aquiles, próximo ao seu local de trabalho, na última sexta-feira (10), sentado em uma calçada e que parecia estar desorientado. Ele teria conversado com o jovem sobre ser brasileiro e perguntou se ele estava precisando de alguma ajuda, mas o estudante disse que não.

“É uma área perigosa. O meu medo é que ele tenha sido assaltado, que tenham roubado os documentos dele e a carteira de motorista. Sem ela, ele não consegue dirigir”, afirmou Viviane sobre o local onde o filho foi visto pela última vez.

Ainda segundo a empresária, Aquiles não é usuário de drogas e não tinha episódios de surtos. Sem pistas, ela deverá prestar queixa sobre o desaparecimento na Polícia Federal e receber orientações para encontrar o filho, já que viajará para a Califórnia nesta quinta-feira (16). “Minha prima, que é assistente social lá, vai me ajudar. Vou em delegacia, consulado brasileiro e em grupos e comunidades que ajudam moradores de ruas ou usuários de drogas”, informou.