UPA 24h em ST será uma das grandes 'caveiras de burro' de 2018Publicado às 13h11 desta segunda-feira (2)

O projeto original que daria funcionamento a uma UPA 24h em Serra Talhada com recursos do governo federal pode não vingar em 2018.

O anúncio partiu do prefeito Luciano Duque em entrevista ao programa Frequência Democrática, na Vilabela FM, na última sexta (29).

Segundo Luciano, uma nova saída vem sendo discutida nacionalmente para as UPAs 24h, não sendo assim, um problema específico da Capital do Xaxado.

O gestor revelou que o Ministério da Saúde vem adiantando às prefeituras que não tem dinheiro para bancar as UPAs.

Nessas condições, uma proposta viável é que o prédio da UPA poderia servir para abertura de uma policlínica administrada pelo município.

“Não é a UPA 24h em Serra Talhada que é o problema. São a UPAs 24h do Brasil inteiro. Há uma crise de custeio e o Ministro (da Saúde) foi categórico e claro dizendo que não tem dinheiro para habilitar serviço, ou seja, não tem dinheiro para abrir a UPA 24h de Serra Talhada. E o que é que se está discutindo, nacionalmente, como implantar novos serviços nesses prédios que foram construídos? Ou seja, ao invés da UPA 24h atender toda uma região, você transformar ela em um equipamento local. Aí iria se manter com recursos de Serra Talhada para atender o município e não toda a região. Isso está sendo discutido ainda”, disse Duque, reforçando:

“Pode ter certeza que não será aberto mais como UPA, não só em Serra Talhada, mas em vários outros municípios brasileiros. Até porque Serra vai ter um hospital regional de urgência e emergência e aí a importância da UPA diminui, não que não seja necessário, mas se não tem o recurso para o custeio como é que vai se abrir? O Ministério da Saúde informa que não há dinheiro para habilitar o serviço e já está se discutindo uma outra proposta. Ao invés de funcionar como UPA poderá funcionar como uma policlínica ou uma UPA local, isso é um problema que vai ser discutido nacionalmente. Mas o prédio vai ser concluído”.

PRÉDIO

Durante a entrevista, o prefeito garantiu que o governo municipal vai concluir o prédio da UPA 24h, mas revelou que a gestão ainda vem enfrentando problemas de licitação para dar continuidade às obras. O petista não arriscou dar um prazo para a retomada dos trabalhos. Tudo indica que o projeto da UPA 24h, no bairro Ipsep, continue sendo uma das grandes ‘caveiras de burro’ de 2018.