UPE realiza 3ª edição do projeto "Por uma Saúde Antirracista" em ST

Publicado às 06h32 deste sábado (16)

A turma do sétimo período do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco realiza neste sábado (16) a ação “Por uma Saúde Antirracista” no auditório da insituição, a partir das 9h. De acordo com o professor Marcelo Leite, responsável pelo projeto, o objetivo é discutir os desafios vivenciados pela população negra no âmbito da saúde.

Durante entrevista ao Programa Falando Francamente, na TV Farol, o professor justificou a motivação de incentivar ao debate antirracista com os futuros médicos. Em sua disciplina na área de Psicologia, diversos temas sociais são discutidos para incentivar uma formação médica consciente e engajada.

“A gente tem visto exemplos sucessivos de um racismo estrutural, histórico, no Brasil e isso não isenta a saúde dessas práticas. Temos dados que mostram que a violência obstétrica é cometida mais contra mulheres negras que mulheres brancas. Um certo silêncio em relação a população negra, a maioria dos materiais que se estuda Dermatologia pouco se traz exemplos na pele negra. A gente tem uma deficiência das necessidades de saúde da população negra”, resumiu Marcelo.

O evento é aberto ao público com inscrições gratuitas disponível através do link na bio do nosso instagram da turma @medserra07 (acesse aqui).