Da Folha de PE

Pronta para garantir a estrutura necessária para a chegada da tecnologia 5G no Brasil, a V.tal, maior empresa de infraestrutura de fibra ótica do país, já está com dois produtos voltados às operadoras de telefonia móvel e empresas que detêm as torres de operação desse serviço.

“Por conta das características do espectro da frequência licenciada para a tecnologia de quinta geração no Brasil, estima-se que precisaremos ter de 5 a 10 vezes mais antenas para atingir a cobertura que existe atualmente para a tecnologia 4G. E a V.tal, com sua capilaridade única de infraestrutura de fibra do Brasil, terá um papel determinante para conectar com fibra todas essas antenas móveis para garantir toda a capacidade de transmissão de dados que o 5G irá demandar ”, explica o diretor de Marketing Rafael Marquez.

Veja também:   Neurocientista alerta sobre as 3 bebidas que fazem sua pele parecer mais velha

O FTTTower (sigla em inglês para “fibra até a torre”) vai conectar as torres e as antenas de celular entre uma localidade até os Pontos de Presença (POPs) das operadoras daquela área, por meio do backhaul de fibra óptica da V.tal em um mesmo município.

Já o FTTCity (sigla em inglês para “fibra até a cidade”) fará a conectividade entre as localidades e os Pontos de Presença (POPs) que estejam em outros municípios, inter ou intraestadual – neste caso, utilizando trechos de seu backbone e de toda a rede de fibra disponível e exigida para esta conexão.

As duas soluções são fundamentais para que o 5G não garanta apenas uma conexão melhor, mas que assegure a execução das novas e infinitas possibilidades de aplicação que a nova tecnologia pode trazer para o País, uma vez que fornecerá também mais precisão em processo de controle à distância. Segundo Marquez, estes novos produtos serão instalados a partir da demanda de cada cliente, que poderá adquirir a conectividade com redundância de rede e estarão disponíveis tanto nas localidades com fibra já passada pela V.tal, quanto naquelas onde houver necessidade de
cabeamento.

Veja também:   Ponte desaba em Baltimore após colisão de navio

Abrangência e estratégia

Com uma rede de cerca de 400 mil km de fibra ótica em 2.300 cidades em todo território nacional, a V.tal considera ter um papel essencial e estratégico na aceleração da implantação do 5G no País. “A capilaridade, robustez e qualidade da nossa rede será fundamental para o 5G acontecer. Já estamos em negociação com algumas empresas e com pilotos das duas novas soluções rodando praticamente em todas as regiões do Brasil”, afirma Rafael Marquez, diretor de Marketing da V.tal.

A tecnologia 5G vem acompanhada de uma grande demanda de fluxos de dados em alta velocidade que, por sua vez, exige o suporte de uma rede robusta de fibra ótica para sustentar o tráfego. Atualmente, a V.tal já conecta cerca de 20% de todas as mais de 96 mil antenas de todo o País em atividade, segundo dados da Anatel de dezembro de 2021.