Publicado às 05h50 desta segunda-feira (17)

O vereador Vandinho da Saúde, lança nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 038/2022, que será lido em plenário, em seguida, vai às comissões, até chegar à aprovação da Câmara Municipal de Serra Talhada. Caso aprovado, o projeto vai facilitar a vida de quem busca os postos de saúde e deve acabar com a ingerência política no sistema.

“Estou colocando para ser votado, sou autor de um projeto de lei, que cria um mecanismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que o paciente, toda vez que for passar no médico, na sua Unidade Básica, no seu bairro, ao passar no médico, quando sair do consultório, dentro da UBS, e o médico solicitar algum exame, alguma consulta, algum retorno, algum especialista, esse paciente, antes de sair da unidade, vai entrar em uma sala lá e marcar a sua consulta, o seu exame, o seu retorno, o seu especialista, que foi solicitado pelo médico da UBS”, explicou Vandinho, reforçando: 

“O que eu estou visando com esse projeto?  Centralizar a regulação, levando para dentro de todas as UBSs aqui de Serra Talhada. O paciente vai ser atendido na UBS e vai sair com a sua requisição marcada, o exame, ultrassom, raio-x, exames de sangue, tomografia, ressonância, etc. Se for para marcar, ele não vai mais para uma fila de espera, não vai enfrentar uma demanda reprimida, gigantesca que tem em Serra Talhada; que o paciente fica seis, sete meses, um ano em uma fila, esperando para fazer um exame. Descentralizar a regulação, levar esse sistema para dentro das UBSs, para o paciente já sair com o seu exame e consultas marcadas. Se tem médico daqui a um mês, ele sairá com a requisição e vai para casa, sem ter que ir atrás de vereador, sem precisar de uma ajudinha de fulano, de beltrano. Nós estamos criando esse mecanismo, criando essa lei, e eu espero que os vereadores se sensibilizem e aprovem”.