Veja quem pode RECEBER o PIS em 2024

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Por Jornal do Commercio

O direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) é concedido a todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante 2022.

O calendário de pagamentos do abono salarial de 2024 foi aprovado recentemente pelo Codefat (Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador) em uma decisão tomada na última quarta-feira (13).

Para verificar a elegibilidade ao recebimento, o trabalhador deve consultar as informações do valor, data e banco de recebimento pela Carteira de Trabalho Digital (no site ou no aplicativo) ou através do portal Gov.br, a partir de 5 de fevereiro de 2024.

Veja também:   Papai Noel é atacado com pedradas por crianças em São Paulo

Para obter mais detalhes sobre o PIS, o trabalhador pode utilizar o Aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na Play Store para dispositivos Android e na App Store para iPhones.

Este aplicativo permite informações sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, apresenta o calendário de pagamentos, verifica as parcelas liberadas e fornece um canal para esclarecimento de dúvidas.

A Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, acessível pelo número 158, também está disponível para fornecer informações sobre o PIS/Pasep.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep?

Todos os trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que receberam salário mensal médio de até dois salários-mínimos no ano-base (2022) são elegíveis.

Veja também:   Todas as vacinas produzidas no Brasil terão prioridade do SUS, diz Pazuello

Contudo, empregadas domésticas e trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não têm direito ao benefício.

O valor do abono depende do tempo de trabalho com carteira assinada no ano base. Se trabalhou durante os 12 meses em 2022, receberá o valor integral do benefício, equivalente a um salário mínimo.

Se trabalhou por apenas um mês em 2022, receberá o correspondente a 1/12 do salário, e assim por diante.

CALENDÁRIO PIS 2024

O calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2024 terá início em 15 de fevereiro.

Estima-se que aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial até dezembro de 2024, totalizando cerca de R$ 23,9 bilhões em pagamentos.

  • Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
  • Nascidos em março: a partir de 15 de abril
  • Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
  • Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
  • Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
  • Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
  • Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
  • Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
  • Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
  • Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
Veja também:   Receita paga hoje restituições do quarto lote do IR 2022