Vendedores reagem contra proibição de bebidas em ST

Fotos: Farol de Noticias-Renan Freire

Publicado às 13h23 desta sexta-feira (15)

Por Renan Freire, especial para o Farol

Na manhã desta quarta-feira (13), permissionários da Praça de Alimentação, no Centro de Serra Talhada, entraram em contato com a reportagem do Farol de Notícias para reclamarem sobre uma decisão da prefeitura. Eles receberam um documento estabelece novas regras de funcionamento e conduta no pátio da feira livre. Segundo os comerciantes, o ofício foi entregue sem nenhum aviso prévio.  

“A gente já não tem movimentação nessa praça de alimentação por conta que a gente é abandonado, porque os dirigentes que nossa querida prefeita coloca para tomar conta aqui a gente não vê nem eles, só vemos com problemas, só punir a gente e por exemplo: recebemos um ofício agora que não podemos vender bebidas alcoólicas, cervejas em garrafas de vidro, a gente não pode vender no balcão”, disse o vendedor Francisco Ferreira.

Francisco acredita que o principal problema é a falta de segurança no local, pois raramente encontra algum guarda durante o expediente. “A Guarda Municipal aqui só vem dois de moto uma vez perdida na semana e os guardas que são contratados para tomar conta do pátio vivem mais escondidos”, explicou.

Outros comerciantes, que preferiram não se identificar, também declararam que a falta de segurança pública tem dificultado, e que, a normas não solucionam as violências que vem ocorrendo ultimamente.

“Meu marido tinha saído e um rapaz estava bêbado, começou a querer entrar no boxe, fui correndo chamar o guarda e ele disse que não tinha nada a ver, foi preciso um homem vir tirar ele daqui”, contou uma vendedora.

O OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo esclareceu que o ofício distribuído aos permissionários da Praça de Alimentação, proibindo a venda de bebidas no balcão dos boxes e a comercialização de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro está de acordo com uma determinação do Ministério Público, que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo Municipal, com o objetivo de garantir a segurança de todos no espaço.

“Quanto à segurança do local, contamos com a presença da Guarda Civil Municipal, seguranças privados, e recebemos apoio da Polícia Militar, que realiza rondas frequentes. Para reforçar ainda mais a segurança, instalamos um sistema de vigilância com várias câmeras no local. Esse circuito, em cooperação com o 14 BPM, tem sido eficaz na dissuasão e na identificação de indivíduos envolvidos em atividades criminosas na área. Nosso diretor e a Secretaria estão à disposição da comunidade diariamente para dialogar e buscar soluções para os problemas existentes. Estamos empenhados em manter a Praça de Alimentação um ambiente seguro e agradável para todos os frequentadores”.

Vendedores reagem contra proibição de bebidas em ST