Vera Gama diz que pela primeira vez foi valorizada em Serra Talhada
Foto: Laís Gomes/Farol de Notícias

Por Paulo César Gomes, especial para o Farol

A ex-vereadora e ex-secretária municipal da Mulher de Serra Talhada, Vera Gama, foi a entrevistada do Programa Tribuna Livre, da TV Farol, na última sexta-feira, 03. Durante a conversa, ela abordou temas ligados à participação feminina na política, comentou a recente polêmica envolvendo declarações do influenciador Paulo Figueiredo, relembrou a entrega do pedido de instalação da Delegacia da Mulher à governadora Raquel Lyra e fez um balanço da sua passagem pela Secretaria da Mulher.

Logo no início da entrevista, Vera criticou a declaração de Paulo Figueiredo, influenciador identificado como ligado ao grupo político do senador Flávio Bolsonaro, que afirmou, durante uma transmissão ao vivo, que “mulher não sabe votar”. Para a ex-secretária, esse tipo de posicionamento representa um retrocesso e desconsidera a importância da participação feminina na democracia.

Continua depois da publicidade

Segundo Vera, as mulheres conquistaram o direito ao voto há quase um século e precisam ampliar sua presença nos espaços de poder. “Nós temos 94 anos votando, tomando decisões importantes no município, no Estado e no Brasil. Precisamos de mulheres no Legislativo, no Executivo e em todos os espaços de decisão. A mulher se faz necessária”, afirmou.

Ela também defendeu que os partidos políticos ofereçam melhores condições para que mulheres disputem eleições e criticou o que considera excesso de protagonismo masculino nas direções partidárias.

Pedido pela Delegacia da Mulher

Outro momento destacado foi a entrega do documento solicitando a construção da Delegacia Especializada da Mulher em Serra Talhada à governadora Raquel Lyra, durante o evento de entrega da Casa do Trabalhador.

Vera afirmou que viveu um momento de reconhecimento ao ser convidada pelos irmãos Sebastião Oliveira e Waldemar Oliveira para entregar pessoalmente o documento à chefe do Executivo estadual. Segundo ela, o gesto simbolizou o reconhecimento de uma luta iniciada ainda durante seus mandatos na Câmara Municipal.

“Pela primeira vez da minha vida fui valorizada para entregar um documento tão importante para a política das mulheres de Serra Talhada. Me senti representada e muito feliz”, declarou.

Continua depois da publicidade

A ex-secretária disse acreditar que a governadora analisará o pleito com responsabilidade e demonstrou confiança de que a cidade será contemplada com a Delegacia da Mulher.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Apoio de Sebastião e Waldemar

Durante a entrevista, Vera fez questão de agradecer publicamente a Sebastião Oliveira e a Waldemar Oliveira pelo apoio recebido. Ela afirmou que ambos estão comprometidos com a luta pela implantação da Delegacia da Mulher e ressaltou o reconhecimento que recebeu durante o evento. “Sou muito grata a Sebastião Oliveira e a Waldemar por me chamarem naquele momento e darem voz e vez a uma mulher. A violência contra a mulher não é brincadeira”, afirmou.

Legado na Secretaria da Mulher

Ao fazer um balanço da gestão encerrada em abril deste ano, Vera afirmou que deixa uma estrutura fortalecida e importantes avanços na política pública voltada às mulheres.
Segundo ela, entre 2025 e o dia 10 de abril de 2026, cerca de 800 mulheres foram atendidas pela Secretaria da Mulher. Também destacou a conquista de um veículo e equipamentos destinados ao Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), resultado, segundo explicou, de um projeto aprovado em edital do Ministério das Mulheres.

A ex-secretária fez questão de dividir os méritos com toda a equipe que trabalhou ao seu lado e afirmou que políticas públicas são construídas de forma coletiva. “Ninguém consegue nada sozinho. A política pública fica escrita na história e ninguém apaga. Eu deixei a Secretaria pronta e tenho a consciência de que contribuí para fortalecer a proteção das mulheres de Serra Talhada”.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Trajetória política

Durante a entrevista, Vera também relembrou sua trajetória política. Eleita vereadora pela primeira vez em 2008 como a mais votada daquele pleito, com 1.689 votos, permaneceu na Câmara Municipal por três mandatos consecutivos.

Ela afirmou que continua acreditando na necessidade de ampliar a presença feminina na política e defendeu que mais mulheres disputem cargos eletivos, ocupem posições de liderança e participem das decisões que impactam a sociedade.

Ao final, Vera reforçou que pretende continuar atuando na defesa dos direitos das mulheres e na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero, classificando essa pauta como uma missão permanente em sua vida pública.

Foto: Laís Gomes/Farol de Notícias