Fotos: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 10h50 desta sexta-feira (10)

Mais uma polêmica foi acesa durante o programa Falando Francamente, na TV Farol, nessa quinta-feira (9). O vereador André Maio relatou que alguns vereadores estão querendo reduzir a garantia de gratuidade no transporte coletivo para idosos, em Serra Talhada. Ele foi autor de uma projeto, há seis anos atrás, mas que foi alterado por negligência do parlamento. Hoje, o direito serve apenas para os idosos à partir de 65 anos. Maio quer reduzir para 60, mas encontra resistência.

“Em 2017, eu fui autor do projeto de lei que deu direito aos idosos, aos deficientes, aos autistas, para que tivessem gratuidade na passagem de ônibus em Serra Talhada. O projeto foi criado em 2017, de início era com 65 anos, mas a partir de maio de 2020, foi acordado com as empresas de ônibus porque tinha uma concessão a encerrar. Naquele momento, disseram que se sentiam prejudicados e a gente estendeu, se eu não me engano, até maio, para que passasse a ser a partir de 60 anos. Isso durou até setembro, porque um erro nosso, dois vereadores, que eu não vou citar o nome em respeito a casa, fizeram um projeto de lei no mês de setembro, faltando poucos dias para as eleições, alterando, tirando o direito garantido do idoso e aumentando para 65 anos”, explicou o parlamentar.

EMPRESÁRIOS RESISTEM

Ainda durante a entrevista, André Maio revelou que deverá acontecer a primeira votação do projeto na próxima  semana, mas pelo menos, dois vereadores estão defendendo os interesses dos empresários, sem querer aumentar a gratuidade.

“A lei é para ser cumprida, o Estatuto do Idoso é claro, diz que é a partir de 60 anos. Está ferindo uma lei do Estatuto do Idoso. Na primeira sessão, coloquei novamente a lei, revogando a lei que fizeram em 2020, para voltar a lei que a gente criou em 2017, fiz terca-feira. Já fui para as comissões, hoje teve um relator, esse mesmo de lá atrás. Não vou julgar. Esse mesmo que fez isso, agora pediu vista no projeto, pedindo para fazer um levantamento para saber quantos idosos há em Serra Talhada, para saber a empresa. Eu questionei: ‘Interessante que você não fez nenhum questionamento desse para tirar o direito do idoso em 2020, você tirou o direito do idoso de 60 para 65. Não botou nenhum questionamento. Botou para votar, foi votado. Inclusive, todos os vereadores foram lesados’. A palavra correta é essa, porque ninguém teve conhecimento. Graças a Deus, a gente colocou novamente. Vamos aguardar agora 15 dias, porque ele pediu vista no projeto. 

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol