Foto cedida ao Farol por Vandinho da Saúde

Publicado às 17h25 desta quinta-feira (12)

O vereador Vandinho da Saúde diz que costuma descansar ‘carregando pedras’. Neste feriado de 12 de outubro, ele se dirigiu até a sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Serra Talhada (SAMU), às margens BR-232, e fez uma visita surpresa ao equipamento. Segundo ele, é o retrato do caos. O serviço vem funcionado na base de ‘gambiarra’, uma vez que nos fundos, encontra-se um ‘cemitério’ de ambulâncias sucateadas. Hoje, os socorristas trabalham com duas ambulâncias velhas, uma, com um vazamento de óleo constante, sem desfibrilador, entre outras ausências.

“Não sei porque a prefeita Márcia Conrado se orgulha em dizer que destravou o Samu, pra quê? para ficar nesta situação? Apenas duas ambulâncias funcionando precariamente. Pasmem vocês. O Samu Serra Talhada pede socorro. Tribunal de Contas, Ministério Publico precisam fazer alguma coisa. É um verdadeiro descaso, dinheiro público jogado fora. A secretaria de saúde precisa se manifestar”, disparou Vandinho da Saúde, informando ainda que a Central de Atendimento não funciona por falta de pagamento.

SERVIDOR ABRE O JOGO

Também nesta quinta-feira, a redação do Farol conversou com um socorrista que ratificou todas as denúncias do parlamentar, e foi mais além. O salário do mês de setembro ainda não foi pago, e não há previsão para quitação.

“O Samu é tripartite, e foi passado pra gente que não tem previsão de pagamento. Estamos trabalhando com ambulâncias sucateadas. E ainda temos que ouvir piadinhas dos gestores. Imagina se a gente para, e diz que não terá previsão de retorno? Estamos há dois anos sem fardamento. Estamos bancando do nosso bolso. A gente quer que o serviço ande. Meu medo é que alguém da minha família precise deste serviço sucateado. Faltam medicações até para entubar o paciente. Estamos improvisando material. A diretora do Samu diz que a prefeitura de Serra Talhada não está fazendo o repasse. O que está acontecendo? o serviço vai acabar fechando. O Samu está falido”, desabafou o servidor, que pediu anonimato.