Publicado às 05h35 desta quinta-feira (18)

Após o artigo do vereador Gin Oliveira, que defende a abertura dos templos religiosos em Serra Talhada, agora é o vereador Vandinho da Saúde, que também assina o projeto de lei, e defende com ‘unhas e dentes’ a proposta. A polêmia surgiu após artigo do Padre Américo Leite, que não apoia a proposta (relembre aqui).

Nota Pública do Vereador Vandinho da Saúde

“Por que sou a favor da essencialidade dos espaços religiosos? Estamos em uma situação atípica não só em Serra Talhada mais em todo o planeta. Neste período, aumenta a ansiedade, o estresse, conflitos familiares, e também aumenta muito o suicídio por falta de equilíbrio emocional, social e espiritual. É aí onde se justifica ser essencial a grande contribuição da igreja com orações, serviços sociais e apoio para vencermos esta crise. Deus vai continuar sendo onipresente, onisciente e onipotente com pandemia ou não.

Temos em Serra Talhada hoje cerca de 350 templos entre católicos, espíritas e evangélicos, os espaços seguem as recomendações do Ministério da Saúde, e do decreto estadual, como distanciamento de 2 metros e sem aglomerações, o uso de máscaras, o uso de álcool em gel. Os templos religiosos estão funcionando com muita restrição cuidado e responsabilidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades competentes.

É necessário o Estado reconhecer as igrejas como forma de apoio mental aos fiéis. Nós primamos pelo ser humano por completo, a sua dimensão física e psíquica. E a religião tem colaborado para dar sentido à vida das pessoas.

Neste período em que a pandemia tem passado muito medo ao ser humano, a religião vem como um consolo para aqueles que sofrem e aos que perdem alguém. É muito importante para nós que o Estado reconheça o que se já existe, que é a presença da igreja na relação com Deus e com o próximo, até porque é no sofrimento que damos esperança e força, as medidas de segurança devem ser cobradas de todos, porque a vida é mais importante neste momento, se algum líder religioso se posiciona contrário a um projeto de lei que torna as atividades religiosas essenciais em nosso município, eu compreendo perfeitamente, e irei respeitar a sua decisão de não reabrir a sua instituição.

As igrejas são refúgio para o povo em um período tão difícil que estamos vivendo, a igreja oferece não só um tratamento espiritual, e também um serviço social que muitas vezes o governo do estado deixa de fazer”.

Vandinho da Saúde

Vereador de Serra Talhada