Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

O vereador petebista Pinheiro do São Miguel utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), nessa segunda-feira (12), para fazer um alerta com relação ao ‘paredão’ da barragem do Jazigo, localizada às margens da BR-232. Segundo o parlamentar, a parede está repleta de rachaduras e buracos. Sem água, muitos moradores temem que com a chegada das chuvas o Jazigo venha a provocar graves problemas aos ribeirinhos.

Na opinião do parlamentar, é preciso urgente que o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) tome providências enquanto a barragem está vazia, para evitar, por exemplo, a tragédia que dizimou o distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, quando no ano passado uma barragem se rompeu e a lama soterrou residências e matou pessoas.

“Estou trazendo este assunto porque realmente é preocupante. Eu fui o primeiro a pedir o desasseroamento da Barragem do Jazigo. E está lá o paredão com rachaduras e buracos e a gente não pode esperar que aconteça, por exemplo, o que ocorreu em Mariana (MG)”, discursou Pinheiro, solicitando que o presidente da Câmara, Agenor de Melo Lima, envie, ofício ao Dnocs.

No mês passado, o ambientalista Bonzinho Magalhães e o engenheiro civil João Novaes, visitaram o Jazigo na companhia da reportagem do FAROL e também cobraram uma reestruturação da barragem como um todo.